5 recheios para acrescentar no pão de sal se quiser emagrecer

A forma como você consome e o que acrescenta de recheio serão determinantes para influenciar em como seu organismo recebe o alimento

atualizado 01/10/2022 12:54

Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

Se você quer emagrecer e acredita que, para isso, terá que deixar de comer o clássico pão de sal, saiba que não é necessário eliminar o quitute do cardápio. Dá para incluí-lo em um plano alimentar saudável, bastando fazer algumas escolhas inteligentes.

Esse pãozinho contém poucos ingredientes, como farinha de trigo, água, sal e fermento, não sendo tão nocivo para a saúde. Além disso, 50 gramas do alimento, o que equivale a uma unidade, contém, em média, 150 calorias.

pão francês
O pãozinho francês é certamente o mais consumido no país

A forma como você consome e o que acrescenta de recheio serão determinantes para influenciar em como seu organismo recebe o alimento.

Uma estratégia inteligente para reduzir o impacto do alimento na glicemia, ou seja, não disparar o açúcar no sangue, seria adicionar uma fonte de gordura ou proteína. Por isso, selecionamos 5 opções de recheios que vão impactar positivamente na qualidade da refeição.

1. Ovo
Esse superalimento é rico em gorduras saudáveis e contém proteínas. Por isso, acrescentar um ovinho pode ser uma forma eficiente de melhorar a saciedade e controlar o valor glicêmico do pão. Mas lembre-se de evitar prepará-lo com adição de óleos ou manteiga, evitando excesso de gordura saturada

2. Frango desfiado
O filé de frango desfiado apresenta ótimo teor de proteínas e baixa quantidade de gorduras. É uma opção versátil que pode ser adicionada ao pão. Outra forma de deixar mais saboroso é acrescentar temperos naturais, como orégano, alecrim ou pimenta-do-reino.

3. Cottage
Esse tipo de queijo é um dos que fornecem menos calorias. Logo, mais que ter um bom teor proteico, te permite consumir uma maior quantidade, já que contém poucas calorias.

4. Atum
Além de ser rico em ômega 3, o atum cai bem no seu pãozinho. As opções enlatadas também podem ser consideradas, contanto que você despreze o conteúdo oleoso contido no produto.

5. Patinho moído
Outra forma de incrementar o seu pãozinho pode ser com um filé de patinho moído. Além de ser um corte magro, pode ser feito com molho de tomate, conferindo sabor sem agregar muitas calorias. No teor de proteínas, ainda não deixará a desejar, resultando em saciedade garantida.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Mais lidas
Últimas notícias