metropoles.com

Dia do Pão Francês! Conheça a história do quitute brasileiro

Nesta quinta-feira (21/3), comemora-se a data do tradicional pãozinho

atualizado

Compartilhar notícia

Bruno Aguiar/Divulgação
Saiba tudo que NÃO deve ser comido no café da manhã de acordo com os nutricionistas
1 de 1 Saiba tudo que NÃO deve ser comido no café da manhã de acordo com os nutricionistas - Foto: Bruno Aguiar/Divulgação

Na mesa dos brasileiros, independentemente da revolução artesanal, o pão francês tem lugar cativo. Pode mudar de nome e ser chamado de carioquinha, cacetinho, filão ou pão de sal, porém sempre esteve associado aos lanches e cafés da manhã. Esse tradicional quitute celebra sua data nacional nesta quinta-feira (21/3).

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip), o pão francês é o produto mais consumido nas cerca de 70 mil padarias brasileiras. Em média, o Brasil utiliza 658 toneladas de farinha de trigo destinadas exclusivamente à produção do “pãozinho”.

iStock
Pão francês é o predileto dos brasileiros

 

Conta a história que o quitute foi desenvolvido no começo do século 20, pouco antes da Primeira Guerra Mundial, quando as padarias nacionais tentavam reproduzir um pão famoso em Paris. O produto era curto, cilíndrico, com miolo branco e casca dourada. Dessa “cópia” surgiu um dos pilares da panificação brasileira.

Tradição
Gilberto Costa Manso, proprietário da Belini Pães & Gastronomia (113 Sul) trabalha há 28 anos com padarias. Ao longo dessas quase três décadas, ele é categórico ao afirmar: o pão francês nunca sai de moda.

“É um pãozinho muito prático e versátil. Vai bem em sanduíches simples, como o de mortadela, e também naqueles mais sofisticados. O custo acessível também ajuda”, analisa Gilberto.

A receita é fácil: farinha de trigo, água, sal e fermento. Por utilizar leveduras mais simples, a massa precisa de pouco tempo de preparo e descanso – facilitando a vida dos clientes, que conseguem várias fornadas quentinhas ao longo do dia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?