Zen e fitness: aprenda as melhores poses de yoga para emagrecer

Mais que promover autoconhecimento, modalidade pode contribuir com a perda de peso

atualizado 26/07/2021 17:05

Aulão solidário de yogaFoto: Prasit photo/Getty Images

Inspirar, respirar e se conhecer. A yoga, técnica milenar famosa por promover o relaxamento e a expansão da consciência, também pode ser uma importante aliada da perda de peso.

Mais que promover a atenção e a consciência plena, a atividade, como parte de uma rotina saudável e regular de exercícios, ajuda a secar, sobretudo se você já for fisicamente ativo e associá-la a práticas vigorosas, como a corrida.

0

Um estudo de 2013 publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine mostrou que um programa de yoga de 10 dias resultou em perda de peso e redução do risco de doença cardíaca em homens com sobrepeso.

Os participantes do estudo tinham índice de massa corporal (IMC) de 26 ou mais e deram adeus, em média, a 1,9 kgs.

No mesmo ano, outro estudo comprovou que mulheres com sobrepeso que fizeram yoga durante 48 semanas tiveram melhores resultados na redução de medidas corporais do que quem não praticou, ou se submeteu a outro programa de alongamento.

“Adicionar ioga à sua rotina de exercícios duas ou três vezes por semana pode ajudar com seus objetivos de perda de peso”, garante o personal trainer David Chesworth, em entrevista ao site Insider. E mais: é algo prazeroso em tempos de pandemia de coronavírus, quando as pessoas passaram a se sentir mais estressadas e ansiosas. “Na yoga, você realmente enfatiza um certo tipo de respiração que conecta com as posições e posturas corporais.”

Segundo ele, se a ideia é ajudar no fortalecimento do corpo, os estilos Vinyasa ou Bikram são os mais indicados e queimam mais calorias.

E quais as melhores posturas?

Segundo o instrutor norte-americano Tom Johnson, certificado na modalidade, as melhores alternativas são:

Postura do guerreiro 2

Abra as pernas um pouco mais que o quadril. Aponte o pé direito 90 graus para a direita e o pé esquerdo 10 a 15 graus para o mesmo lado. Olhe por cima do dedo médio, direito, de forma que o pé direito e os olhos apontem para a direita. Alongue os braços e dobre o joelho da frente até que fique diretamente sobre o calcanhar. Essa postura pode fortalecer e aumentar a resistência nas pernas e na parte externa dos quadris.

Postura do guerreiro

Postura do barco

Sente-se no colchonete e estenda as pernas à sua frente. Flexione os joelhos e levante os pés do chão. As canelas devem ficar paralelas ao chão, assim como os braços. Segure por 30 segundos. Essa postura fortalece os flexores do quadril e os músculos abdominais.

Postura da prancha

Comece de quatro, depois dê um passo para trás com os calcanhares levantados. Fortaleça os braços como se estivesse prestes a fazer uma flexão. Firme a região abdominal e segure por 30 segundos. Essa postura ajuda a fortalecer o “core” e a queimar gordura da barriga.

Últimas notícias