Vinho atrapalha a dieta? Três maneiras saudáveis de consumir a bebida

Feriados e dias de descanso elevam o consumo de vinho. Saiba conciliar diversão com bem-estar

atualizado 17/04/2022 9:51

Duas taças de vinho brindando Reprodução/ Pexels

Será que vinho atrapalha a dieta? A chegada de feriados prolongados, na maioria das vezes, também nos faz elevar o consumo de álcool. E uma das bebidas preferidas desses momentos é, justamente, o vinho.

Mas, antes de se questionar sobre o tema, é necessário fazer uma autoanálise de como anda sua vida, principalmente, sobre o aspecto fitness. Você se dedica aos treinos e à alimentação equilibrada de verdade? Ou começou a se preocupar como isso recentemente, para ver se conseguia melhorar o condicionamento para o carnaval?

Seja qual for o seu caso, a resposta se vinho atrapalha a dieta não é apenas uma: não fará grande diferença. Para quem passa o ano todo na linha, focado e comprometido com o estilo de vida saudável, não serão algumas tacinhas a mais que vão comprometer toda a sua jornada. Fique tranquilo.

Por outro lado, se você entrou para o mundo fitness recentemente e adora tomar um vinho de vez em quando, cortar esse hábito agora não lhe trará grandes benefícios. Basta ter moderação e equilíbrio. Mas, é claro que um pouquinho de conhecimento também ajuda.

Por isso, a especialista em vinhos, Andreia Berthault, nos contou quais vinhos são os mais indicados para três tipos diferentes de dieta. Confira:

Vinho na dieta cetogênica

Para quem não sabe, a dieta cetogênica consiste na ingestão de apenas proteínas e gorduras, sem a adição de carboidratos. Uma estratégia utilizada, geralmente, por quem pretende perder peso e emagrecer. O grande problema aqui é que vinho possui açúcar – carboidrato de alto índice glicêmico.

“Todos os vinhos têm açúcar residual (inclusive os vinhos secos). Como a dieta cetogênica restringe o consumo de açúcar, quanto menor for o teor de açúcar residual no vinho, menos ele impactaria a dieta” – diz a especialista. De acordo com ela, a melhor escolha é apostar em espumantes nature, que possuem apenas três gramas de glicose.

Continue lendo no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Mais lidas
Últimas notícias