Veja 7 calmantes naturais para dormir melhor e recarregar as energias

Nutricionista revela o poder que alguns alimentos podem ter em nosso organismo. Conheça os calmantes naturais

atualizado 02/02/2022 10:54

Alimentação saudável Getty Images

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 40% dos brasileiros sofrem com algum tipo de dificuldade para dormir. Um dado alarmante, já que a insônia pode provocar diversos danos para a saúde, como depressão, obesidade, carências imunológicas e até mesmo doenças cardiovasculares.

Os calmantes naturais são boas alternativas para quem tem uma vida agitada, atarefada e não consegue descansar direito. Tratam-se de alimentos ricos em substâncias que conseguem ajudar o organismo a recarregar suas energias durante o sono.

“O triptofano, assim que reconhecido pelo nosso cérebro, estimula a produção de um neurotransmissor chamado serotonina, responsável pela regulação do sono, bom humor e sensação de bem-estar. A ingestão de vitamina B6 e magnésio ajuda na produção da substância em nosso corpo”, explica a nutricionista Bettina Del Pino.

Com o auxílio da especialista, separamos uma lista de calmantes naturais que podemos consumir durante o dia.

Confira:

  • Grãos integrais: grandes fornecedores de carboidrato, contêm vitaminas e minerais que podem auxiliar numa melhor absorção de triptofano.
  • Castanhas e sementes: são fontes ricas em triptofano. Além disso, fornecem magnésio ao corpo, substância que auxilia no combate dos efeitos do hormônio do estresse.
  • Aveia: é fonte de melatonina, conhecida popularmente como hormônio do sono. A substância auxilia a adormecer mais facilmente.

Veja a lista completa no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Mais lidas
Últimas notícias