Dieta low carb: 4 mentiras que te contaram sobre o carboidrato

Temido por quem deseja emagrecer, o carboidrato é cercado de mitos. Saiba como seguir uma dieta low carb saudável e livre de mentiras

atualizado 13/05/2022 12:29

Mulher colocando alimentos na mesaAstrakanImages/GETTYIMAGES

O carboidrato é, para muitos, um terrível vilão a ser combatido. Mas, para o nosso corpo, trata-se da principal fonte de energia. Os mitos em volta dessa macronutriente mostram a importância de gerir o consumo de alimentos de forma consciente, já que eles são os responsáveis por fazer o corpo funcionar.

Estudos indicam que não é adequado tirá-lo completamente do cardápio, apesar da prática ser muito comum entre pessoas que querem emagrecer, aponta a nutricionista Isabela Xavier. De acordo com a especialista, o ideal é manter uma dieta equilibrada e adequada em proteínas, gorduras e carboidratos, fundamentais para o bom funcionamento do organismo e da estrutura metabólica.

Quer saber como seguir uma dieta low carb saudável e descomplicada? A seguir, confira quatro mentiras que te contaram sobre o carboidrato.

“Carboidrato engorda”

Assim como qualquer outro nutriente, o carboidrato não tem a capacidade de engordar de forma isolada se consumido em quantidades adequadas. “Dentre os macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos), o nutriente com maior densidade calórica por grama são os lipídios, também conhecidos como gorduras. Cada 1 grama de lipídios possui 9 kcal, enquanto proteínas e carboidratos possuem 4 kcal por grama”, explica a nutricionista.

Continue a leitura no site SportLife, parceiro do Metrópoles.

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia

Mais lidas
Últimas notícias