metropoles.com

Brasileira que treinou Adele revela segredo do emagrecimento

Após cantora perder 19 kg, Camila Goodis ganhou projeção e chegou a ser chamada de guru pela mídia internacional. Confira dicas da personal

atualizado

Compartilhar notícia

Arquivo pessoal/Camila Goodis
Camila-Goodis
1 de 1 Camila-Goodis - Foto: Arquivo pessoal/Camila Goodis

Conhecida no mundo todo pelo talento inegável nos palcos, a cantora Adele tem chamado atenção do público pela nova forma física. Em janeiro, a britânica apareceu quase 20kg mais magra, esbanjando autoconfiança. Em meios às especulações sobre o método utilizado por ela para perder peso, um rosto brasileiro ganhou protagonismo. Trata-se da personal trainer Camila Goodis, uma das primeiras profissionais a introduzir Adele no universo fitness.

Em 2012, ela conheceu a intérprete por meio de Ayda Field e seu marido, Robbie Williams. Estava casada com um americano, havia feitos cursos para validar o diploma de educadora física nos EUA e já treinava o casal de artistas há pelo menos cinco anos.

Um dia, em passagem por Los Angeles, Adele surgiu na casa do cantor britânico. Na época, a estrela tinha acabado de dar à luz ao filho, Angelo. Ao experimentar uma sessão de pilates com a paulista, a cantora se encantou.

“Ela estava sensível, com limitações.  Trabalhamos o pilates por ser um método versátil, ideal para mulheres grávidas, no puerpério e também para pessoas que querem suar a camisa”, pontua a profissional.

Apesar de terem convivido em 2012, foi só agora, oito anos depois, que o nome de Camila ecoou pelos jornais do mundo todo. “Não costumo mencionar os clientes premium que atendo, mas nunca tive um contrato de confidencialidade com a Adele. Algumas pessoas souberam e, nesse ano, vazou”, conta. O deslize rendeu a ela o título de guru fitness nos EUA.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Camila Goodis (@cagoodis) em

Dos nomes que integram a extensa lista de artistas compreendidos em sua carteira de clientes, apenas dois não se importam de serem mencionados: Celia Walden, esposa do jornalista britânico Piers Morgan, e Sofia Vergara, atriz e produtora colombiana. “Eles me procuram e me indicam uns para os outros justamente por causa da minha discrição.”

Os clientes são atendidos na própria casa, na residência de Camila ou ainda em um estúdio em que ela presta serviços em Beverly Hills, endereço de grande parte das celebridades que circulam por Los Angeles.

Sirtfood Vs. Mudança de hábitos

Com a associação do seu trabalho ao emagrecimento da vencedora do Grammy, a brasileira foi parar nas manchetes do Daily Mirror e The Sun, além de programas de TV como o Access, da NBC, que cobre o universo das celebridades. Todos ávidos para conhecer o segredo de cantora. “Adele fez a sirtfood e mudou hábitos de vida, desejo que ela demonstrava na época que nos conhecemos”, revelou Camila.

Apesar de validar os resultados obtidos pela inglesa, Camila diz ser avessa à restrições alimentares severas.

No ponto de vista da profissional, ainda que proporcionem uma perda de peso acelerada, as chamadas “dietas da moda” são incompatíveis com objetivos de longo prazo.

“Não concordo com nenhuma delas. As pessoas perdem peso, mas não conseguem manter. É preciso incorporar uma rotina alimentar que faça sentido dentro da vida que você quer levar, que te dê prazer. Isso tem a ver com mudar hábitos de vida, sem restrições exageradas”.

Ela também usa como exemplo o jejum intermitente, que se popularizou no Brasil nos últimos anos e também é bastante praticado nos EUA.

“Há protocolos em que as pessoas têm de ficar até 24h sem comer. Não acredito que isso seja saudável e viável para manter por um longo período. Quando a dieta cessar, o corpo vai voltar a acumular gorduras. E o peso na balança ainda pode aumentar”, pontua.

0

“É importante poder sair um pouco da rotina no fim de semana, se permitir comer uma fatia de bolo. Claro, com moderação. Não é para colocar o esforço de uma semana abaixo. Tenho clientes que nunca fizeram regime enquanto treinamos e eles conseguiram uma perda de peso expressiva, jamais voltaram à forma antiga”, continua Camila.

Tanquinho com pilates

A técnica que aproximou a educadora física de um dos nomes mais falados da atualidade é uma de suas preferidas. Questionada sobre as diferenças entre a modalidade no Brasil e no exterior, a professora dispara: na maioria das vezes, o pilates é “muito pacato” em seu país natal.

“É uma técnica completa e complexa. Trabalho com pessoas na faixa de 90 anos, mas também consigo fazer os ‘novinhos’ suarem. O pilates power, uma das muitas ramificações do pilates tradicional, é uma versão turbinada, ideal para quem quer atingir definição corporal rapidamente”, afirma. “Tenho clientes que já tinham um biotipo magro e conseguiram construir um tanquinho em poucas semanas”, argumenta.

Tendências

O exercício, porém, não é o único método utilizado pela requisitada personal brasileira.  Para manter os clientes motivados, ela aposta na variação de exercícios.

“Estou sempre modificando os treinos. A ideia é que os alunos nunca saibam o que esperar. Isso é positivo, nosso corpo precisa de desafios, no aspecto emocional, para que possamos nos desafiar, e também do biológico. Do contrário, o corpo não evolui”.

Segundo Camila, qualidade também é mais importante que quantidade na academia. Principalmente quando o assunto é tempo investido.

Por isso, a dica da profissional a quem não tem tempo de passar horas se exercitando é apostar em atividades rápidas, que exijam força e façam o coração acelerar. Eles podem ser feitos em 20 ou 30min e, ainda assim, proporcionar resultados.

O método, inclusive, é uma tendência americana que já chegou ao Brasil – e pelo visto, para ficar. “Correr no lugar, levantar pesos que têm à disposição em casa. Tudo isso funciona”, defende.

Com a demanda de pessoas interessadas em seu método, Camila passou a usar o feed para ensinar os seguidores a se exercitarem em casa. Entre as táticas para fisgar o público, surgem vídeos curtos de aproximadamente um minuto, trilha sonora repleta de brasilidades e legenda em inglês e português.

“Estou com o projeto de ampliar esse trabalho nas redes sociais e pensando em expandir os negócios para o Brasil. Mas ainda são planos”, revela. Ela reconhece que a hora é boa para apostar no nome que construiu nos EUA. “Fruto de muito esforço. Trabalhei muito e sempre tratei meus clientes com todo respeito. Me sinto reconhecida”, finaliza.

Confira alguns exercícios ensinados por Camila em seu Instagram:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Full body home workout #fitnessgirl #homeworkoutvideos #fitforlife #personaltrainer #pilatesinstructor #

Uma publicação compartilhada por Camila Goodis (@cagoodis) em

Compartilhar notícia