Ouvir música durante as refeições pode atrapalhar dieta, sugere estudo

Pesquisadores observaram que escolhas alimentares variavam de acordo com o tipo de música que os voluntários estavam escutando

atualizado 08/06/2021 15:06

A música que você ouve durante as refeições pode afetar suas escolhas alimentares. A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade Aarhus, da Dinamarca.

Os cientistas compararam as escolhas de dois grupos de voluntários. Os do grupo 1 decidiram o que comer ouvindo uma música lenta e tranquila, já os do grupo 2 encheram o prato ao som de uma composição rápida e menos harmoniosa, conhecida por desencadear emoções como tristeza ou suspense.

De acordo com o artigo publicado na revista científica Appetite, o grupo que escutou a música mais calma estava mais propenso a escolher alimentos saudáveis para a ingestão. Enquanto o grupo 2, não se importou tanto com isso.

A hipótese dos pesquisadores é que, afetados pelas emoções negativas da música, os voluntários prestaram menos atenção ou deram menor importância à qualidade do que iriam comer.

Fazer as refeições devagar e, de preferência, em silêncio está entre as dez principais dicas de qualquer regime de emagrecimento. Os nutricionistas costumam incentivar os pacientes a perceberem o ponto de saciedade real, quando não há mais necessidade de continuar comendo – , isso porque há uma espécie de delay entre o consumo dos alimentos e o processamento da informação pelo cérebro.

Entrevistado pelo Daily Mail, o professor Jason Halford, especialista em psicologia e obesidade, da Universidade de Leeds, afirma que o silêncio ajuda no emagrecimento. “Muito simplesmente, ele reduz as distrações que podem promover o consumo excessivo e potencialmente aumentar o prazer da refeição”, explicou.

Últimas notícias