metropoles.com

Médico detalha o que fazer para dormir melhor

Especialista aponta hábitos, chás e aromas que ajudam a melhorar a qualidade do descanso noturno

atualizado

Compartilhar notícia

LaylaBird
Mulher dormindo em sono profundo
1 de 1 Mulher dormindo em sono profundo - Foto: LaylaBird

A insônia ou dificuldade para dormir atinge muitas pessoas e é causada por vários fatores. Trabalho em excesso, agendas cheias de compromisso e estresse elevado são alguns deles. A baixa qualidade de sono pode resultar em problemas mais sérios de saúde caso não seja corrigida.

Segundo a pesquisa do Mapa do Sono dos Brasileiros, realizada em 2021, 65% das pessoas dormem mal, sendo que apenas 7% delas já buscaram profissionais de saúde para resolver o problema.

O médico José Ribas, da clínica REVIV, em Brasília, alerta que a baixa qualidade do sono vem sendo associada a doenças como hipertensão, problemas cardíacos e diabetes. “É importante sempre ter horários regulares para dormir, inclusive, nos finais de semana. Uma rotina em torno de 7 horas de sono noturno auxilia na proteção cardiovascular, na cognição e no controle alimentar”, destaca Ribas.

A climatização do ambiente e a incidência de luz influenciam em uma boa noite de sono. Antes do repouso, é recomendado diminuir os estímulos de luz branca. “As medidas auxiliam na regulação do ciclo circadiano, ritmo no qual o organismo realiza suas funções. Também colaboram para a produção de melatonina e o controle do cortisol”, explica o médico.

Chás e aromas

O médico destaca que é aconselhável dispensar a ingestão de proteínas de origem animal perto do horário de dormir, pois elas exigem grande esforço de digestão. Também indica evitar bebidas ricas em cafeína e chás como o preto e o verde.

“Prefira chás relaxantes, como o de mulungu, valeriana, erva cidreira e maracujá, que estimulam o processo do sono”, afirma Ribas.

De acordo com ele, a aromaterapia é uma boa aliada. “Os aromas dos óleos essenciais favorecem o relaxamento e ajudar no início e na manutenção do sono.” Óleos como lavanda, camomila romana e blends podem ser colocados em difusores no quarto ou aplicados na pele durante o banho.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações