metropoles.com

Descubra quais alimentos evitar para ter uma boa noite de sono

No momento que antecede o sono, o sistema gastrointestinal funciona em ritmo mais lento, tornando a digestão menos eficiente

atualizado

Compartilhar notícia

Pexels
Mulher asiática dormindo em cama - Metrópoles
1 de 1 Mulher asiática dormindo em cama - Metrópoles - Foto: Pexels

Você sabia que concentrar as calorias da dieta no momento noturno pode atrapalhar o sono e o emagrecimento?

No momento que antecede o sono, o sistema gastrointestinal funciona em ritmo mais lento, tornando a digestão menos eficiente em relação ao dia.

Além disso, existem alguns alimentos que atrapalham consideravelmente a qualidade do descanso, como aqueles estimulantes e ricos em cafeína, como café, energéticos, chá-preto, chá mate e chá-verde.

Pele - chá-verde
Chá-verde

E mais: estudos experimentais mostram que dietas ricas em gordura alteram o ciclo circadiano, ou seja, o relógio biológico.

Logo, uma alimentação de baixa qualidade nutricional, com itens ricos em açúcares, gorduras saturadas e sódio, pode aumentar as chances de ter insônia.

Evite, ainda, consumir industrializados como macarrão instantâneo, biscoitos, sorvetes, carnes processadas (como salsicha, salame e peito de peru), pimenta, frituras e bebidas alcoólicas.

Priorize nutrientes que podem ajudar a relaxar. Na lista, entram banana, abacate, leite, pipoca e chocolate amargo. Eles são fontes de triptofano, uma substância que ajuda na liberação de melatonina, o hormônio do sono.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Compartilhar notícia