Conheça alimentos que dão aquele boom no metabolismo

Junto com a prática de atividades físicas, eles ajudam a melhorar o funcionamento do corpo e a acelerar o processo de emagrecimento

Science Photo Library, Getty ImagesScience Photo Library, Getty Images

atualizado 18/02/2019 10:58

O metabolismo é um conjunto de processos bioquímicos que ocorrem no corpo permitindo as funções vitais, como respiração, regulação da temperatura corporal e geração de energia, por exemplo. Logo, a perda de peso depende essencialmente de um metabolismo mais rápido. E isso pode ser intensificado naturalmente com a adição de alguns alimentos considerados indispensáveis na hora de montar um cardápio turbinado. Junto com a prática frequente de atividades física, eles ajudam a acelerar o processo de emagrecimento e a melhorar o funcionamento do organismo.

Produtos à base de cafeína já são velhos conhecidos das dietas. O chá verde, por exemplo, também é rico em flavonoides, compostos que aumentam o metabolismo e favorecem a queima de gordura. Além disso, ele tem efeito diurético, que ajuda a eliminar a retenção de líquidos. O ideal é não ultrapassar 4 xícaras por dia, evitando o consumo junto com as refeições. O café propriamente dito também é um aliado, mas deve ser consumido com moderação para não causar transtornos de sono.

O guaraná em pó é outro ingrediente indicado para o uso em dietas. Por dia, uma a duas colheres de chá misturadas em chás ou sucos são suficientes para ativar seus benefícios. Por conta da cafeína, evite consumir à noite. Já o vinagre de maça não tem nenhum tipo de contraindicação e pode ser consumido até duas vezes por dia, no preparo de carnes e saladas ou diluído em água.

Alimentos que funcionam como termogênicos naturais são super bem-vindos nos processos de perda de peso e devem ser incluídos nas preparações pré-treino. A pimenta vermelha é rica em capsaicina, uma substância com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. O ideal é consumir no máximo 3 g por dia. A canela é outro ingrediente com as mesmas funções, que ainda melhora a digestão e ajuda a controlar a diabetes e o colesterol alto. E por fim, o gengibre aumenta a produção de calor e suor, além de melhorar a digestão.

(Com informações do portal Tua Saúde.)

Últimas notícias