O quanto o metabolismo atrapalha no seu processo de emagrecimento?

Sedentarismo, alimentação inadequada, stress e falta de sono ainda são os principais fatores que dificultam a perda de peso

IstockIstock

atualizado 15/10/2018 11:59

Você já deve ter ouvido alguém falar a seguinte frase: “O meu metabolismo é lento, por isso não consigo emagrecer”.

Talvez esteja na hora de parar de procurar culpados pelas nossas escolhas. Metabolismo lento é uma das principais desculpas dadas por pessoas com dificuldades para emagrecer. No entanto, não é necessariamente verdade. Pesquisas recentes mostram que indivíduos acima do peso têm o metabolismo de 29 a 38% mais acelerado.

Sedentarismo, alimentação inadequada, stress e falta de sono ainda são os principais fatores que dificultam o emagrecimento.

Mesmo com o passar dos anos, quando entra em ação a tendência natural de perder massa muscular (mais acentuada a partir dos 40/50 anos) e, consequentemente, desaceleração do metabolismo, é possível, com estímulos adequados, prevenir ou reverter o quadro.

Portanto, o culpado não é o metabolismo, mas, sim, o estilo de vida. Na maioria das vezes, é mais fácil responsabilizar algum outro fator em vez de assumir nossa parcela de culpa.

Com hábitos saudáveis, alimentação equilibrada e rotina regular de exercícios, não existe metabolismo que fique lento.

Acelerá-lo está diretamente relacionado ao ganho de massa muscular, portanto, não devemos negligenciar os exercícios com peso.

Busque ajuda de um profissional qualificado para te orientar.

SOBRE O AUTOR
Sabrina Mundim

Graduada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB), é especialista em Emagrecimento e Treinamento Resistido pela Universidade Gama Filho. Atualmente, colabora com o portal Metrópoles na coluna Na Medida.

Últimas notícias