Cientistas descobrem melhor horário para diabéticos fazerem exercícios

Pesquisadores analisaram benefícios metabólicos e de perda de peso em homens com diabetes ou com pré-disposição à doença

atualizado 07/10/2021 15:46

duas pessoas malhandoGetty Images

De acordo com uma pesquisa feita por cientistas da Maastricht University Medical Center, na Holanda, e publicada na revista científica The Physiological Society, em pessoas com problemas metabólicos, o melhor horário para fazer exercícios é durante a tarde.

O levantamento foi feito com homens diabéticos ou com pré-disposição à doença, e foram observados maiores benefícios metabólicos e diminuição de gordura em comparação com participantes que se exercitaram pela manhã.

Os cientistas não sabem exatamente porque este é o melhor horário, mas especulam que a explicação pode estar no relógio biológico. “Ele regula vários processos no corpo, e tudo isso tem um ritmo. Alguns são conhecidos, outros não, mas o relógio biológico impacta o metabolismo e quando  o corpo queima gordura ou carboidratos“, afirmou Patrick Schrauwen, um dos autores do estudo, à CNN Internacional.

Outra possível explicação é que, à tarde, o corpo está mais acordado e já foi melhor alimentado, aumentando a chance de uma boa performance. Temperaturas corporais altas durante o período também podem estar relacionadas a essa melhora.

Porém, apesar de o horário ter alguma importância, os cientistas afirmam que a constância é que garante a melhoria da saúde — se a atividade é feita com regularidade, o relógio biológico tende a se adaptar e funcionar de acordo.

Últimas notícias