Biomassa de banana verde: o que é, benefícios e como preparar

Ingrediente pode ser feito em casa e serve para o preparo de pratos mais saudáveis

atualizado 08/10/2021 16:07

Divulgação

Nos consultórios dos nutricionistas, são comuns dúvidas sobre a ingestão de banana. Conhecida como fonte de carboidratos, a fruta pode, sim, ser uma aliada no emagrecimento.

Uma opção que cabe no plano alimentar de quem precisa eliminar quilos é a biomassa de banana verde. A composição do alimento auxilia na saciedade, na redução de colesterol e colabora para o funcionamento do sistema digestivo.

De acordo com a supervisora do departamento de nutrição do Hospital Santa Lúcia, Cynara Oliveira, a biomassa de banana verde é uma importante fonte de amido resistente – um carboidrato não digerido pelo intestino, que funciona como fibra.

A biomassa de banana verde é obtida a partir da polpa de qualquer tipo de banana que ainda não está madura. A nutricionista Cynara Oliveira recomenda o consumo diário de 2 colheres de sopa do alimento. O produto é encontrado em lojas de alimentos naturais, mas também pode ser feito em casa.

Como fazer a biomassa

A biomassa nada mais é do que a polpa da banana. Para fazê-la, você precisará de 8 bananas verdes médias.

Modo de preparo: cozinhe as bananas na panela de pressão em fogo médio de 8 a 10 minutos a contar do momento em que a pressão inicia. Espere a pressão sair naturalmente da panela e retire as bananas descartando a água. Descasque as bananas ainda quentes e triture-as no liquidificador até formar um creme. O preparo pode ser guardado na geladeira por até 7 dias ou no congelador por até 2 meses.

Tipos de banana

Antes de fazer a biomassa de banana verde, a nutricionista afirma que é importante conhecer as propriedades de cada tipo da fruta.

Todos os tipos de banana são fontes de carboidratos, de fibras, de vitamina B6, de potássio e de triptofano, substância que auxilia no aumento da serotonina, conhecido como o hormônio do bem estar.

As bananas prata e maçã têm menos fibras solúveis e, com isso, tornam-se alimentos constipantes, ou seja, prendem o intestino. A banana maçã é recomendada em dietas de pacientes com insuficiência renal crônica, pois tem uma menor quantidade de potássio.

A banana nanica, a mais docinha, é recomendada a pessoas que precisam de uma dieta mais laxante, pois auxilia na formação do bolo fecal e ajuda a soltar o intestino.

Excesso de banana faz mal?

Apesar de todos os benefícios da banana, é preciso equilíbrio, revela a nutricionista. Segundo Cynara Oliveira, em excesso, a banana pode contribuir para o ganho de peso, como ocorre com qualquer outro alimento.

Consumir uma ou duas bananas por dia é saudável, mas ingerir mais de três unidades aumenta a quantidade de calorias e carboidratos na dieta. Vale destacar que para manter o peso ou emagrecer é importante ter hábitos saudáveis com uma dieta equilibrada e a prática exercícios regulares.

Receitas com biomassa de banana verde

É possível fazer receitas deliciosas com a biomassa de banana verde justamente por causa do sabor neutro da polpa.

Confira abaixo uma receita de bolo de chocolate e de brigadeiro indicadas pela especialista:

Bolo de chocolate
Ingredientes:
3 ovos;
1 xícara de biomassa de banana verde;
1/2 xícara de cacau em pó puro;
2/3 xícara de açúcar demerara;
1 colher de sopa de fermento em pó.

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, deixando o fermento para ser misturado por último. Aqueça o forno a 180º C e depois unte uma forma média com óleo de coco e farinha de arroz (ou similar).

Despeje a massa e leve-a ao forno por, aproximadamente, 30 minutos ou até que o palito volte limpo ao ser espetado no bolo.

Brigadeiro de biomassa de banana verde
Ingredientes:
6 bananas verdes;
1 colher de cacau em pó;
5 colheres de açúcar;
1/2 xícara de farinha de aveia;
1 colher de manteiga;
Granulado para confeitar.

Modo de preparo: Cozinhe as bananas por 20 minutos, depois amasse-as e bata no liquidificador ou batedeira, juntamente com o cacau e o açúcar, até que a massa fique homogênea.

Em uma panela, coloque a manteiga e misture com a massa de banana. Misture e coloque a farinha de aveia até dar o ponto. Deixe esfriar e depois enrole. Use o granulado para confeitar.

 

Últimas notícias