Oito receitas fit para matar a vontade por doces sem culpa

Conheça combinações saudáveis e pouco calóricas que você pode incluir no cardápio de vez em quando

atualizado 27/09/2021 22:11

iStock

Quem está cumprindo um plano de emagrecimento, ou decidiu retirar o açúcar dos hábitos alimentares, é surpreendido vez ou outra por uma vontade irresistível de comer doce.

Nesses casos, alimentos saudáveis, como cacau, aveia, banana e nozes, podem suprir o desejo sem desequilibrar a dieta.

Frutas com poucas calorias, como morango e kiwi, também são aliadas. Ricas em água e fibras, elas podem ser usadas em versões mais saudáveis de sobremesas conhecidas.

Conheça receitas com poucas calorias para você poder usar quando aparecer aquela vontade de comer algo doce.

1. Trufas de tâmara e cacau

A tâmara possui boas quantidades de fibras e proteínas que ajudam a regular a fome.

Ingredientes:
1 xícara de chá de tâmaras;
1 xícara de pasta de amendoim sem açúcar;
2 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar.

Modo de preparo: após retirar o caroço das tâmaras, coloque-as de molho em água por 20 minutos. Em seguida, escorra as tâmaras e coloque-as junto com os demais ingredientes em um liquidificador ou processador até que a mistura fique com a consistência de pasta. Leve ao congelador por 15 minutos e enrole como se fossem brigadeiros.

2. Pudim de chia com manga

Por conter fibras e proteínas, a chia ajuda a regular o apetite. Já a manga é uma boa fonte de açúcar natural, contribuindo para saciar a vontade de comer doces.

Ingredientes:
200 ml de leite de coco;
½ manga média cortada em cubos grandes;
Suco de ½ limão;
2 colheres de sopa de sementes de chia;
1 colher de sobremesa de mel.

Modo de preparo: juntar metade da quantidade de manga com mel e suco de limão no liquidificador. Bater até ficar na consistência de um purê e reservar em um pote. Em uma tigela, misturar o leite de coco com a chia. Colocar delicadamente essa mistura sobre o purê de manga. Na hora de finalizar, decorar o pudim com a outra metade da manga picada. Tampar o pote e deixar resfriar por, no mínimo, 2 horas antes de servir. A receita rende 4 porções.

3. Brigadeiro de biomassa de banana

A biomassa de banana verde é rica em fibras que ajudam a promover a saciedade. Já o cacau supre a vontade de comer chocolates.

Ingredientes:
1 xícara da chá de biomassa de banana verde;
2 colheres de cacau em pó;
1 colher de sobremesa de adoçante em pó;
2 colheres de sopa de óleo de coco.

Modo de preparo: em uma panela, misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até obter uma massa consistente para enrolar.

4. Mousse de batata doce e cacau

Esta mousse é uma ótima opção para comer um doce sem se culpar. A batata doce é rica em água e fibras, que são importantes para controlar a fome. Já o cacau é rico em triptofano, que promove a sensação de bem-estar.

Ingredientes:
70 g de batata doce;
30 g de chocolate 70%;
1/2 colher de sobremesa de adoçante em pó;
1 xícara de água;
30 ml de leite vegetal (coco, amêndoas, aveia).

Modo de preparo: descascar a batata doce e cortar em cubos. Em uma panela, ferver a água e acrescentar a batata, cozinhar por 10 minutos ou até que ela fique macia. Em seguida, escorrer a batata doce e deixar esfriar.

Derreter o chocolate em banho maria ou micro-ondas e reservar. Colocar a batata doce em um processador e bater até obter textura de um purê. Juntar o leite vegetal, o adoçante e o chocolate derretido à mistura e bater mais um pouco até virar um creme. Distribuir a mousse em taças e levar à geladeira por 4 horas antes de servir.

5. Sorbet de banana e morango

O morango é rico em água e fibras, ajudando a controlar o apetite, além de ter poucas calorias.

Ingredientes:
1 xícara de chá banana prata cortada em rodelas;
1 xícara de chá de morangos frescos;
1 colher de sopa de chia;
1 lasca de gengibre fresco;
Folhas de manjericão fresco à gosto.

Modo de preparo: colocar as bananas congeladas e os morangos em um processador e bater até ficar com uma consistência parecida com a de um sorvete. Acrescentar as folhas de manjericão e o gengibre e bater por mais 1 minuto. Transferir o sorbet para taças individuais, salpicar as sementes de chia para decorar e servir. A receita rende 2 porções.

6. Brownie funcional

A aveia e a batata doce têm ótimas quantidades de fibras, o que ajuda a reduzir o desejo por doces.

Ingredientes:
1 batata doce grande;
½ xícara de chá de aveia;
2 xícaras de chá de água;
3 colheres de sopa de cacau em pó;
Tâmaras a gosto;
1 colher de café de óleo de coco;
½ xícara de chá de noz pecan;
½ xícara de amêndoas.

Modo de preparo: pré-aquecer o forno a 200 ºC. Descascar a batata doce e picar em cubos grandes. Colocar a batata em uma panela com a água e cozinhar em fogo médio até que fique macia.

Escorrer a água e esperar esfriar. Colocar a batata doce e o restante dos ingredientes em um processador e bater até que a massa fique homogênea.

Transferir a massa para uma assadeira untada com o óleo de coco e levar ao forno por 20 a 25 minutos. Aguardar esfriar para servir.

7. Mousse de maracujá

O maracujá é uma fruta rica em vitaminas e com pouquíssimas calorias, além de ter ótimas quantidades de água e fibras.

Ingredientes:
1 pote de iogurte desnatado;
1/2 maracujá fresco grande;
1 banana prata ou nanica.

Modo de preparo: cortar a banana em rodelas e levar ao congelador por 5 horas. Colocar o iogurte no freezer por 25 minutos. Colocar o iogurte, a banana e a polpa do maracujá fresco no liquidificador ou processador, bater bem até ficar com consistência similar a de um sorvete e servir.

8. Picolé de fruta e água de coco

Esta sobremesa simples, fácil de fazer, é refrescante, rica em fibras. Além disso, é uma receita com poucas calorias que ajuda a saciar a vontade de comer doces.

Ingredientes:
200 ml de água de coco;
6 morangos;
1 kiwi picado.

Modo de preparo: lavar bem as frutas e descascar o kiwi. Picar as frutas e distribuí-las em porções iguais em 6 formas de picolé. Acrescentar a água de coco nas formas, colocar os palitos de picolé e levar ao congelador por aproximadamente 2 horas. (Com informações do Tua Saúde)

Últimas notícias