metropoles.com

Doce e cheia de fibras, a tâmara é indicada para substituir o açúcar

A opção natural tem carboidratos, potássio e vários outros nutrientes, mas é rica em calorias e, por isso, deve ser consumida com parcimônia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty
Tamaras
1 de 1 Tamaras - Foto: Getty

Queridinha de quem quer perder peso mas não consegue viver sem um docinho, a tâmara vem sendo cada vez mais usada em cardápios de dietas. Bastante açucarada e cheia de nutrientes, a fruta típica do Oriente Médio aparece em receitas doces como uma opção natural ao açúcar ou aos adoçantes industrializados.

Segundo a nutricionista Carla de Castro, da Clínica Andréa Chaves, a fruta é ótima fonte de potássio, cobre, ferro, magnésio e cálcio. “Possui também ação anti-inflamatória e é rica em ácido pantotênico, a vitamina B5, e pode gerar uma sensação de calma em momentos de estresse devido ao triptofano presente em sua composição”, conta a especialista.

Ela considera a tâmara uma boa opção para adoçar a comida de maneira natural. “A fruta in natura é comida de verdade, um alimento natural, é uma ótima opção. O açúcar inflama o cérebro, é cancerígeno, contribui para o aumento da glicemia e dá picos de insulina no organismo. O adoçante altera o paladar e tem quase o mesmo efeito que o açúcar”, explica.

Além do uso em doces, a fruta pode ser consumida sozinha, com nozes e castanhas ou aliada a iogurtes naturais. “Outra sugestão é consumi-la no pré-treino, por ser uma boa fonte de carboidrato e gerar energia de forma rápida”, diz a nutricionista.

Porém, é importante ficar de olho: cada 100 gramas de tâmara seca contém, em média, 280 calorias. Por isso, o consumo deve ser moderado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?