Confira 5 maneiras de adoçar receitas sem usar açúcar refinado

É possível utilizar produtos naturais para deixar seus pratos mais doces. Selecionamos algumas opções para além dos adoçantes culinário

Sonja Langford, UnsplashSonja Langford, Unsplash

atualizado 01/05/2019 14:17

Quer dar uma adoçada no seu dia, mas está de dieta e não pode comer sua sobremesa favorita? Há alternativas naturais que substituem o açúcar refinado. As mais famosas são os adoçantes culinários como o xilitol e o eliritrol, bem como variedades de açúcares mais saudáveis como o de coco e o mascavo. Veja uma listinha de outras cinco alternativas para adoçar:

Mel
O mel de abelha é um adoçante natural e rico em nutrientes como potássio, magnésio, ferro e cálcio. Além de ter um índice glicêmico menor do que o açúcar, ele ainda fortalece o sistema imunológico, melhora a digestão e mantém a flora intestinal saudável.

Geleias 100% fruta
Nesse caso, o açúcar natural da fruta é concentrado na forma de geleia, o que aumenta o seu poder adoçante. Essa é uma excelente opção para misturar com iogurtes, torradas, biscoito de arroz e até na receita do bolo. No entanto, fique atento ao rótulo do produto para ter a certeza de que a geleia é 100% fruta, sem adição de açúcar.

Melado de cana
É um xarope produzido a partir da evaporação do caldo de cana ou durante a produção de rapadura, sendo assim ele é escuro e tem um forte poder adoçante. O produto é rico em cálcio, magnésio, potássio e fósforo, mas tem alto teor calórico. Por isso, deve ser consumido em menor quantidade. 

Tâmaras
Essa fruta nem sempre conquista à primeira vista, mas os benefícios são muitos. Rica em fibras, ela é fonte de vitaminas do complexo B e de minerais como potássio, cobre, ferro, magnésio e cálcio. Além de ser uma das frutas mais doces que existem, principalmente, quando desidratada. Para adoçar shakes, vitaminas e bolos, basta hidratá-las em água morna por cerca de 15 minutos e triturá-las com um pouco de água. 

Extrato de baunilha
Produzido a partir da combinação das favas e sementes de baunilha com álcool, ele é um poderoso saborizante. Poucas gotas já são suficiente para adoçar e aromatizar cookies, pudins, bolos e leites vegetais. Seu gosto é bem forte e concentrado, por isso não se recomenda consumir puro ou em grande quantidade. No entanto, não confunda: o extrato e a essência, que é vendida em supermercados. 

(Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias