Banana prende ou solta o intestino?

Depende da variedade. A banana nanica ajuda a soltar o intestino, enquanto a prata e a maçã prendem

Getty ImagesGetty Images

atualizado 16/01/2019 22:03

A banana é uma fruta versátil, nutritiva, fonte de carboidratos, fibras, potássio, vitamina B6 e C e antioxidantes. Mas, quase sempre que vira assunto à mesa, seus poderes laxantes são debatidos. Afinal, ela prende ou solta o intestino?

Popularmente, a banana é conhecida como uma fruta que prende o intestino, mas nem todos os tipos são responsáveis pela constipação. A banana prata e a maçã têm menos fibra solúvel e, por isso, podem prender o intestino. Já a banana nanina auxilia na formação do bolo fecal e do bom funcionamento do trato intestinal, juntamente com outros alimentos considerados laxantes.

O proctologista Dirceu de Castro dá uma boa dica na hora de escolher a fruta. “Quanto mais madura a banana estiver, mais fibras ela tem. Bananas mais verdes ainda são muito jovens e não estão prontas, por isso, em caso de diarreia escolha essas”, explica o médico.

Entre os benefícios das bananas estão: promover saciedade devido ao teor de fibras contidos na fruta, auxiliar no controle da pressão arterial, diminuir as cãibras, promover um bom auxílio energético, estimular a sensação de bem-estar, pois é um alimento que possui triptofano, aminoácido que auxilia na produção serotonina.

Últimas notícias