Artigo: qual a melhor forma de organizar sua geladeira?

Seguir as indicações do próprio eletrodoméstico para os lugares dos produtos nem sempre é a melhor ideia para conservá-los

Mohamed Hassan / PixabayMohamed Hassan / Pixabay

atualizado 02/12/2019 15:10

Muitas vezes nós utilizamos a diagramação que vem nas próprias geladeiras para organizar nossos insumos dentro do eletrodoméstico. Normalmente posicionamos nas portas as bebidas e o restante costuma ser distribuído a bel prazer. Aqui vou dar algumas dicas de como guardar os alimentos de acordo com a temperatura da prateleira e o porquê.

Uma regra geral que deve ser levada em conta é: não encha demais as prateleiras ou deixe potes que acabem por tampar a base dela. É necessário que o ar frio gerado no topo do aparelho desça e circule por ele. Confira:

via GIPHY

 

Porta

Essa localização costuma ter a famosa bandeja de ovos, que depois começou a ser demonizada como um local inadequado a eles. Sendo realista, não faz tanta diferença manter ovos lá, já que estes não são tão sensíveis às pequenas variações de temperatura quanto pregam e seu consumo costuma ser mais rápido que uma semana, não representando perigo deixá-los lá. No mais, aproveite o espaço para elementos não muito sensíveis, como bebidas, latas, molhos prontos e conservas.

Primeira prateleira

A parte superior da geladeira é de onde sai o ar frio que é distribuído por todo o eletrodoméstico e, portanto, deve ser utilizada para armazenar os elementos mais perecíveis ou sensíveis. Dê preferência aos laticínios, frios, carnes cruas e frutos do mar. Um adendo: sempre que mantiver ingredientes crus próximos a qualquer outro de pronto consumo, mantenha em potes fechados e isolados, evitando contaminação.

via GIPHY

Prateleiras intermediárias

Mantenha nelas comidas prontas (aquele resto de almoço ou jantar, a salada já higienizada e bem armazenada), frutas que careçam de uma temperatura mais baixa (como morangos e frutas vermelhas e pretas em geral) e também algumas garrafas maiores, como as de vinhos.

Base e gaveta

Essa área, conforme indicado em todas as geladeiras, é adequada para folhagens e legumes em geral. Isso ocorre porque esses insumos são mais sensíveis a temperaturas muito baixas, podendo queimar ou criar aqueles “machucados” desagradáveis. É necessário reforçar que trata-se da parte menos resfriada da geladeira.

Últimas notícias