Veja cinco alimentos que contêm lactose e você nem desconfia

Pessoas com intolerância à substância devem checar os rótulos para se assegurar de que não houve contaminação cruzada

Divulgação

atualizado 02/09/2019 22:30

A intolerância à lactose e a alergia ao leite são problemas que atingem muita gente. Para essas pessoas, saber exatamente o que se está consumindo é, literalmente, uma questão de saúde, pois a lactose não digerida é fermentada por bactérias da flora intestinal, causando gases, diarreia, cólicas, dores abdominais, náuseas e vômitos.

A lactose é um tipo de açúcar presente no leite. Para ser digerida e absorvida pelo organismo, ela precisa sofrer a ação da lactase, uma enzima produzida pelos mamíferos. Com o tempo, o corpo diminuiu a produção de lactase, dando origem à intolerância à lactose.

Karoline Martins, especialista em emagrecimento, em saúde cardiovascular e professora de nutrição do Centro Universitário de Brasília (UniCeub), explica que, para saber se um alimento contém lactose, é imprescindível olhar a lista de ingredientes. “Ela pode aparecer com nomes diferentes, como ‘soro do leite’, ‘preparado lácteo’ ou ‘creme de leite em pó’”, ensina. Também é importante checar se em algum lugar da embalagem há esta observação: “Pode conter traços de leite”. O aviso é obrigatório no Brasil.

De acordo com a especialista, a lactose muitas vezes está presente nos produtos por contaminação cruzada, processo em que um item sem lactose é processado no mesmo equipamento onde se processam derivados do leite. “Ela também pode ser adicionada para dar consistência, como no caso das sopas, com o objetivo de deixá-las mais cremosas”, explica.

Quem não tem intolerância, não precisa evitar a lactose. “Os laticínios apresentam diversos benefícios à saúde, são ótimas fontes de cálcio e proteína”, afirma Karoline Martins. “A lactose vai causar malefícios apenas para quem de fato é intolerante. Esses pacientes devem ser orientados por um profissional para fazer substituições na alimentação”, sugere.

Veja aqui alguns alimentos que contêm lactose, apesar de não parecerem:

0

Últimas notícias