Artigo: comi um prato e passei mal, devo avisar ao restaurante?

Quem nunca chegou em casa depois de um jantar e teve aquele mal-estar. Veja como falar com o estabelecimento

atualizado 24/05/2019 17:52

istock

Impossível achar alguém que nunca passou mal após comer na rua e ficou meio perdido em como proceder. Volta ao restaurante e avisa ao dono do estabelecimento?

Primeiramente, é preciso separar intoxicação de infecção alimentar. A primeira se dá por ingestão de substâncias tóxicas presentes nos alimentos (como agrotóxicos). Já a segunda ocorre por consumo de bactérias ou agentes patológicos, normalmente recorrentes da má manipulação ou conservação dos insumos.

Os sintomas de ambos são semelhantes, normalmente vômito, diarreia e dor de cabeça. O real problema é que uma infecção pode manifestar seus sintomas até 72 horas após o consumo da refeição contaminada, tornando difícil identificar exatamente o que causou o mal-estar.

Para ter a certeza de que foi um lugar específico “o culpado” do episódio, é necessário que outras pessoas que estiveram com você e consumiram os mesmos alimentos também tenham passado mal.

Passada todas essas etapas de investigação, é uma boa ideia voltar ao local e comunicar. Obviamente, cada um escolhe o tom a ser utilizado no momento, mas, eu recomendo, o melhor é não utilizar um tom acusatório, apenas informar. Isso permite rastrear o que ocasionou a intoxicação ou infecção alimentar.

Últimas notícias