Nos 130 anos de Cora Coralina, poetisa ganha selo e ano cultural

Um dos nomes mais famosos da literatura goiana, Cora será homenageada por um ano a partir de 20 de agosto

DivulgaçãoDivulgação

atualizado 19/08/2019 16:14

Os 130 anos de Cora Coralina vão chegar à Cidade de Goiás (GO) com muita festa: a partir desta terça-feira (20/08/2019), a vida da poetisa será celebrada num ano cultural em todo o estado. “Ela é uma personalidade muito significativa até por sua trajetória de vida. Por suas ideias e seu comportamento, Cora Coralina foi uma mulher bem à frente de seu tempo”, afirma o secretário de Cultura de Goiás, o também escritor Edival Lourenço.

A partir das 8h desta terça (20/08/2019), a antiga capital goiana vai celebrar a poetisa: às 16h, na antiga residência onde hoje funciona o Museu Casa de Cora, o governador Ronaldo Caiado (DEM-GO) prestará suas homenagens a ela. Na ocasião, o projeto Ano Cora Coralina e o selo dos Correios com a imagem da escritora serão lançados.

Às 21h, depois da missa de ação de graças no Santuário de Nossa Senhora do Rosário, um bolo será partilhado entre os fiéis ali mesmo, na porta da igreja. Por fim, às 22h, Marcelo Barra e outros cantores goianos farão uma serenata em homenagem a Cora.

Divulgação

De Goiás para o mundo

A iniciativa tem como objetivo promover, até 20 de agosto de 2020, eventos em homenagem à escritora por todo estado. Estão previstas ações como saraus literários, oficinas, cursos de redação, exibições de filmes, um concurso literário, entre outras. “Nossa intenção é que o estado de Goiás como um todo abrace essa justa homenagem a um dos principais nomes de nossa cultura”, comentou Lourenço.

A programação do Ano Cora Coralina também inclui a participação da iniciativa em eventos culturais e turísticos de outros estados do país. A Secretaria de Cultura de Goiás também vai buscar parceria com instituições internacionais, como universidades e entidades ligadas à literatura e à cultura, com a intenção de levar o nome da escritora goiana mundo afora.

Últimas notícias