metropoles.com

“Existe falsa noção de liberdade”, diz Danilo Matoso sobre as eleições

Militante do PCO e candidato ao Senado foi o segundo sabatinado pelo Metrópoles nesta sexta-feira (21/9)

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Danilo Matoso
1 de 1 Danilo Matoso - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O candidato do Distrito Federal ao Senado pelo PCO, Danilo Matoso, disse nesta sexta-feira (21/9) ao Metrópoles que “existe falsa noção de liberdade” no processo eleitoral do Brasil. “Como está montada hoje a eleição, a opinião das pessoas é muito balizada por campanhas publicitárias, ou seja, por currais eleitorais, por quem promete mais o pequeno favor local”, defendeu. 

Danilo Matoso comentou também o impeachment da ex-presidente da República Dilma Rousseff, o qual classifica como “golpe”. “No primeiro dia como interino, o [presidente] Michel Temer fez uma reforma administrativa brutal por decreto”, disparou. “Destruiu o país em uma canetada.”

Ele classificou como “motivos banais” aqueles que levaram o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) a indeferir as candidaturas do PCO na capital da República por problemas na prestação de contas. “Para os amigos, tudo; para os inimigos, a lei. Há uma parcela significativa do Poder Judiciário que faz parte do golpe. A gente acha que, infelizmente, é uma forma de perseguição política”, completou. 

Danilo Matoso afirmou que participa das eleições para mobilizar as pessoas “contra o golpe”. “Nós não fazemos promessas. A gente mobiliza as pessoas hoje”, concluiu.

Assista:


Perfil

O representante do PCO disputa, pela primeira vez, uma vaga ao Senado Federal e foi o segundo entrevistado pelo Metrópoles nesta sexta-feria (21). Arquiteto e urbanista, atuou em 2004 como especialista em políticas públicas e gestão governamental no Ministério do Planejamento.

Tem mestrado e doutorado em teoria e história da arquitetura. Militante da Corrente Sindical Nacional Causa Operária desde 2016, é diretor-coordenador do Sindicato dos Arquitetos do Distrito Federal. Participa de vários comitês de luta contra o impeachment que derrubou a ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Entre suas propostas, está a revogação da reforma trabalhista feita pela gestão do presidente Michel Temer (MDB), o não pagamento da dívida externa, a reestatização de empresas públicas e a reforma agrária.

Por decisão da Justiça Eleitoral, a candidatura de Danilo Matoso está sub judice, por problemas com a prestação de contas do PCO, até que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decida de forma definitiva se cassa todas as candidaturas do partido ou não.

Sabatinas
As entrevistas fazem parte da série de sabatinas de candidatos ao Senado iniciada em 13 de setembro. O Metrópoles entrevistou Fadi Faraj (PRP), Hélio Queiroz (PP), João Pedro Ferraz (PPL), Marcelo Neves (PT), Chico Sant’Anna (PSol), Brigadeiro Átila Maia (PRTB), Chico Leite (Rede), Cristovam Buarque (PPS), Fernando Marques (Solidariedade), Robson (PSTU), Izalci Lucas (PSDB), Paulo Roque (Novo), Marivaldo Pereira (PSol) e Professora Amábile (PR).

Na próxima segunda-feira (24/9), o Metrópoles realizará mais um debate com os candidatos ao Governo do Distrito Federal. A transmissão ocorrerá em todas as plataformas digitais e por rádios parceiras, ao vivo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?