Paulo Cappelli

Malafaia se manifesta após virar réu por injúria no STF

Pastor Silas Malafaia diz não ter foro privilegiado para ser julgado pelo STF e questiona denúncia no âmbito do inquérito das Fake News

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Isabella Finholdt/Especial Metrópoles
Silas Malafaia
1 de 1 Silas Malafaia - Foto: Isabella Finholdt/Especial Metrópoles

O pastor Silas Malafaia se manifestou após a decisão do STF que o tornou réu no inquérito que apura suposto crime de injúria cometido pelo líder religioso durante manifestação na Avenida Paulista, em abril de 2025.

Na denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, Malafaia é acusado de promover “discurso ofensivo à dignidade e ao decoro dos generais de quatro estrelas que integram o Alto Comando do Exército”. A ação, relatada pelo ministro Alexandre de Moraes, aponta o comandante do Exército, Tomás Miguel Ribeiro Paiva, e outros oficiais como alvos do religioso.

Malafaia se manifesta após virar réu por injúria no STF - destaque galeria
3 imagens
General Tomás Miguel Miné Paiva acusa Malafaia por calúnia
Silas Malafaia critica decisão do STF que o tornou réu por injúria a generais
Ministro do STF, Alexandre de Moraes é o relator do inqueríto aberto contra Malafaia
1 de 3

Ministro do STF, Alexandre de Moraes é o relator do inqueríto aberto contra Malafaia

LUIS NOVA/ESPECIAL METRÓPOLES @LuisGustavoNova
General Tomás Miguel Miné Paiva acusa Malafaia por calúnia
2 de 3

General Tomás Miguel Miné Paiva acusa Malafaia por calúnia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Silas Malafaia critica decisão do STF que o tornou réu por injúria a generais
3 de 3

Silas Malafaia critica decisão do STF que o tornou réu por injúria a generais

Isabella Finholdt/Especial Metrópoles

“O inquérito é imoral e ilegal porque o procurador [Gonet] me acusa baseado no inquérito das Fake News. Não tenho foro no STF, não tenho foro por prerrogativa de função. Por isso, o inquérito das Fake News está aberto há sete anos: para promover perseguição”, disse Malafaia, em avaliação à coluna.

Jurisdição

Segundo o pastor, o julgamento pelo STF inviabiliza o direito ao duplo grau de jurisdição. “O procurador me denunciou nesse inquérito alegando similaridade com inquérito das Fake News. Eu tenho direito a duplo grau de jurisdição. Sendo julgado direto no STF, não tenho a quem recorrer”, afirmou.

Malafaia também questionou o fato de ter sido denunciado mesmo sem citar nomes durante o discurso em que se referiu a generais do Exército como “frouxos, covardes e omissos”  e no qual afirmou que militares “não honram a farda que vestem”.

“Moraes disse que cometi crime de calúnia. Quem eu caluniei se não citei ninguém? Citei generais mas não nominei ninguém. Não citei o comandante do Exército. É um absurdo”, disse o pastor.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?