Dicas de exercícios e alimentação para viver uma vida saudável e sem neura

Saiba qual hormônio “queima” gordura e previne o Alzheimer

Irisina ajuda a perder peso e é um importante aliado na prevenção da doença

atualizado 29/09/2021 14:56

mulher musculosa alongando o corpoGetty Images

Diminuir a gordura corporal é algo que muitas pessoas desejam. Um estudo realizado por um grupo de pesquisadores e publicado no European Journal of Sport Science constatou que a irisina é uma miocina, ou seja, um peptídeo-hormônio produzido principalmente em células musculares derivado da clivagem da FNDC5 (fibronectina localizada nas membranas celulares).

No momento da prática de exercícios, essa fibronectina é clivada, gerando, como um de seus subprodutos, a irisina. Ela foi reconhecida como um importante fator para a mudança da característica de adipócitos para um perfil mais marrom, levando, por exemplo, a mudanças na termogênese, processo no qual o corpo queima calorias para produzir calor.

Isso quer dizer, em síntese, que esse hormônio contribui para o processo de emagrecimento, e mostrou efeitos muito interessantes na prevenção, no tratamento e na melhora da doença de Alzheimer, com um bom potencial terapêutico.

E como aumentar a produção de irisina?

Além da prática de exercícios físicos regulares aliados à alimentação saudável, existem outras formas de produzir mais irisina e perder peso. Existe uma substância chamada ácido ursólico, que estimula a liberação natural da irisina.

Aparentemente, o ácido ursólico atua no corpo induzindo mecanismos de resposta parecidos com o jejum, liberando hormônios de proteção do organismo e, mais especificamente, dos músculos.

Essa substância não apresenta efeitos colaterais mas, como todo fitoterápico, deve ser prescrita por um profissional nutricionista ou médico.

Outra forma de aumentar a produção de irisina no organismo é com a ingestão diária de ômega-3. Mais uma vez, a ciência prova o quanto a prática de exercícios regulares e uma dieta balanceada são o caminho para o sucesso do emagrecimento e da saúde.

Mais lidas
Últimas notícias