Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Veja fotos do jardim onde Harry e William fixaram a estátua de Diana

A estátua está instalada no Jardim Afundado, no Palácio de Kensington. O espaço era um dos recantos favoritos da falecida princesa Diana

atualizado 02/07/2021 18:47

Príncipe Harry e estátua da princesa DianaDominic Lipinski - WPA Pool/Getty Images

Em 2017, os príncipes William e Harry encomedaram uma estátua da mãe, Diana. Quatro anos se passaram e os irmãos inauguraram a homenagem dedicada à Lady Di nessa quinta-feira (1º/7), data em que ela completaria 60 anos se estivesse viva. Há poucas semanas, foi revelado o local onde seria fixada a peça: o Jardim Afundado, no Palácio de Kensington. O espaço escolhido para a instalação da obra era um dos recantos favoritos da falecida princesa.

Antes do lançamento da escultura, o ambiente queridinho de Diana passou por uma reforma completa. Responsável pelo jardim do palácio, Pip Morrison tratou de deixar o espaço com a atmosfera de Lady Di. Para a ocasião, mais de 4 mil flores foram plantadas, além de 200 rosas, 300 tulipas de três variedades e 100 miosótis, planta favorita da mãe de Harry e William. Vale lembrar que já constavam no refúgio da princesa mais de 500 mudas de lavanda, 100 dálias e 50 ervilhas.

Em comunicado, o Palácio de Kensington afirmou que a nova leva de flores e plantas foram instaladas a fim de “criar um ambiente mais calmo e reflexivo para a estátua”. No projeto desenvolvido por Morrison, o recanto também ganhou um gramado mais generoso e bordas floridas mais profundas. De acordo com a revista People, o local foi remodelado por uma equipe de cinco jardineiros, liderada por Graham Dillamore, vice-chefe de Jardins e Propriedades do Historic Royal Palaces.

Estátua princesa Diana
O refúgio queridinho de Diana ganhou novas flores
Principes William e Harry em evento do lançamento de estátua de Diana_1
Os irmãos avaliam a estátua da mãe, a princesa Diana

Administrador do palácio, Dillamore recordou de momentos de Lady Di no canto escolhido para instalar a escultura. “Enquanto ela estava residindo no Palácio de Kensington, Diana, princesa de Gales, regularmente admirava as mudanças nas exibições de flores no Jardim Afundando e sempre parava para conversar comigo e com os outros jardineiros que cuidavam do local”, rememorou o profissional. Ele integrou a seleta lista de convidados da inauguração da estátua. Além de William e Harry, mais 13 pessoas participaram do tributo.

Confira na galeria detalhes do Jardim Afundado, onde foi instalada a estátua da princesa Diana:

0
Colaboradores

No comunicado em conjunto, Pip Morrison deu detalhes do processo criativo para deixar o ambiente com a cara de Lady Di. “Este foi um projeto muito especial para trabalhar, já que o Jardim Afundado era o lugar favorito de Diana, princesa de Gales. Trabalhamos cuidadosamente para garantir que o novo layout e esquema de plantio complementassem a estátua, proporcionando um lugar tranquilo para as pessoas que visitam o Palácio de Kensington para se lembrarem da princesa”.

Príncipe William com Pip Morrison
Príncipe William com Pip Morrison

Quando anunciaram sobre a estátua, os irmãos Harry e William afirmaram que a homenagem levaria os visitantes do Palácio de Kensington a refletir “a vida e o legado” de Diana. “A nossa mãe tocou tantas vidas”, disseram os príncipes à época. Segundo a People, não é a primeira vez que o Jardim Afundado passa por retoques. No ano em que a morte de Lady Di completou duas décadas, em 2017, o ambiente foi temporariamente rebatizado de The White Garden (O Jardim Branco, em tradução do inglês).

Na homenagem, o jardim ficou recheado de flores na cor branca e em tons pastéis. As tonalidades foram inspiradas em peças do guarda-roupa de Diana. À frente do tempo, ela foi e continua sendo um forte ícone de estilo e beleza na atualidade. Devido ao tributo recém-lançado, o espaço está com tonalidades mais vivas, como violeta e pink, além do branco. Criado em 1908 para o rei Edward VII, o Jardim Afundado foi inspirado no Pond Garden de estilo holandês do século XVII no Palácio de Hampton Court.

0
Crianças

Além de buscarem saber a respeito do Jardim Afundado, alguns súditos se questionaram sobre a estátua de Diana. Há quem tenha se perguntado sobre a identidade das crianças abraçadas com a princesa na escultura. A revista People investigou o assunto. Quando os irmãos Harry e William puxaram o pano verde que cobria a peça, Lady Di aparece em volta de uma menina e dois meninos.

Estátua princesa Diana
A estátua trouxe Diana em torno de três crianças

Segundo a People, a decisão de incluir crianças na homenagem presta tributo à habilidade especial de Diana de se relacionar com as pessoas. Apaixonada pelos pequenos, ela atuava filantropicamente em prol de oferecer uma infância digna ao colaborar com diversas instituições de caridade, incluindo hospitais infantis e rede de apoio a jovens desabrigados. Em nota, o Palácio de Kensington explicou que a presença dos pequenos reflete “a universalidade e o impacto geracional da princesa”.

A princesa tomou atitudes a fim de aproximar-se dos pequenos. Por exemplo, os integrantes da realeza costumam utilizar alguns acessórios em compromissos públicos. Não Diana. “Ela parou de usar chapéus porque disse: ‘Não se pode acariciar uma criança com um chapéu’”, revelou Eleri Lynn, curadora de uma exposição sobre o estilo de Lady Di. Ela também abandonou o uso de luvas por gostar do contato direto com as pessoas durante o aperto de mãos.

Príncipes Harry e William
Os irmãos com as tias, Sarah McCorquodale e Jane Fellowes
Discurso

Ao inaugurarem a escultura nessa quinta-feira (1º/7), Harry e William prestaram uma homenagem em conjunto à mãe. “Todos os dias, gostaríamos que ela ainda estivesse conosco, e nossa esperança é que esta estátua seja vista para sempre como um símbolo de sua vida e seu legado. Hoje, no que seria o 60º aniversário de nossa mãe, lembramo-nos de seu amor, determinação e caráter, qualidades que a tornaram uma força para o bem em todo o mundo, mudando inúmeras vidas para melhor”, disseram os irmãos.

Os príncipes agradeceram aos profissionais envolvidos no projeto do tributo à Diana. “Obrigado a Ian Rank-Broadley, Pip Morrison e suas equipes por seu excelente trabalho, aos amigos e doadores que ajudaram a fazer isso acontecer e a todos aqueles ao redor do mundo que mantêm viva a memória de nossa mãe”, completaram William e Harry. Conforme publicou em nota o Palácio de Kensington, a escultura “visa transmitir o caráter e compaixão” de Lady Di, conhecida como a “princesa do povo”.

Aos interessados, o Jardim Afundado e a estátua da princesa Diana podem ser vistas gratuitamente durante o horário dos Palácios Reais Históricos. Para mais informações, clique aqui.

Principes William e Harry em evento do lançamento de estátua de Diana
Momento da inauguração da estátua
Estátua da princesa Diana
A estátua pode ser visitada pelos súditos
Principes William e Harry em evento do lançamento de estátua de Diana
Os irmãos caminham juntos em direção à estátua da mãe

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias