Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Sem Meghan, Harry faz sucesso em show beneficente após funeral do avô

Grávida de uma menina, a duquesa de Sussex não compareceu ao evento VAX Live. Harry discursou por cinco minutos e foi aplaudido de pé

atualizado 03/05/2021 14:46

Príncipe Harry - Global Citizen VAX LIVE: The Concert To Reunite The WorldKevin Mazur/Getty Images for Global Citizen VAX LIVE

A primeira aparição pública de Harry desde o funeral do avô, o príncipe Philip, ocorreu na noite de domingo (2/5). Ele era uma das estrelas confirmadas na gravação do Global Citizen’s VAX Live: The Concert to Reunite the World, realizado no SoFi Stadium, na Califórnia. Além do membro da realeza britânica, o show contou com a presença de astros do cinema e da música. Na semana passada, Meghan Markle havia confirmado presença, mas não compareceu. A duquesa está grávida de uma menina, que deverá nascer em junho.

Meghan e Harry são os presidentes da campanha do VAX Live. Para promover o evento, o casal Sussex divulgou nas plataformas da Fundação Archewell que dariam “uma importante mensagem global para a igualdade [de distribuição] das vacinas”. Como forma de agradecimento pelo trabalho na desempenhado durante a pandemia, profissionais de saúde vacinados foram convidados para compor a plateia. A iniciativa visa inspirar confiança na imunização contra a Covid-19 e ajudar a levar as vacinas a todos os lugares do planeta, de acordo com o comunicado da Global Citizen.

Discurso

O painel iluminado com o escrito “Prince Harry, the Duke of Sussex” (Príncipe Harry, o duque de Sussex, em tradução do inglês) anunciou que o marido de Meghan Markle estava prestes a surgir no palco. “Estamos em um momento de definição na luta global contra a Covid-19. Esta noite é uma celebração de cada um de vocês aqui, os trabalhadores vacinados da linha de frente no público e os milhões de heróis em todo o mundo”, disse, no início de seu discurso.

0

Em seguida, Harry agradeceu o empenho dos profissionais de saúde: “Vocês passaram o último ano lutando corajosamente e abnegadamente para proteger a todos nós. Vocês serviram e se sacrificaram, colocaram-se em perigo – e com bravura, sabendo dos custos. Devemos a vocês uma profundidade incrível de gratidão. Obrigado”. Na visão do duque de Sussex, ninguém deve descansar enquanto ainda houver pessoas sofrendo com a pandemia em algum lugar do mundo.

“Estamos juntos porque esta pandemia não pode acabar a não ser que ajamos coletivamente com um compromisso sem precedentes com nossa humanidade compartilhada. A vacina deve ser distribuída em todos os lugares. Não podemos descansar ou recuperar totalmente até que haja uma distribuição justa em cada canto do mundo.” O duque de Sussex ressaltou: “Nenhum de nós deveria se sentir confortável pensando que poderíamos ficar bem quando tantos outros estão sofrendo”.

Antes de finalizar o discurso e ser aplaudido de pé pela multidão presente no evento, o filho da princesa Diana completou: “Na realidade, e especialmente com essa pandemia, quando alguém sofre, todos nós sofremos. Devemos ver para além de nós mesmos, com empatia e compaixão, com aqueles que conhecemos e que não conhecemos. Precisamos erguer toda a humanidade e garantir que nenhuma pessoa ou comunidade seja deixada para trás”.

Príncipe Harry - Global Citizen VAX LIVE: The Concert To Reunite The World
Primeira aparição pública de Harry desde o funeral do avô paterno, o príncipe Philip

“O que fizermos neste momento ficará para a história e, esta noite, estamos em solidariedade com as milhões de famílias em toda a Índia que estão lutando contra uma segunda onda devastadora”, concluiu o neto da rainha Elizabeth II. Após encerrar a mensagem, o público aplaudiu Harry de pé. O jornal britânico The Sun chamou o discurso de aproximadamente cinco minutos do duque de Sussex de “sincero” e “apaixonado”.

Astros

O Global Citizen’s VAX Live: The Concert to Reunite the World deve ir ao ar no sábado (8/5). Apresentado por Selena Gomez, o evento contou com aparições virtuais do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e da primeira-dama, Jill Biden. O papa Francisco também enviou uma mensagem por meio de um vídeo. Subiram ao palco o ator Ben Affleck, o apresentador Jimmy Kimmel, o grupo de rock Foo Fighters e a cantora Jennifer Lopez. Ela estava acompanhada da mãe, Guadalupe Rodríguez.

Como presidentes da campanha, Harry e Meghan comandam a iniciativa a fim de arrecadar dinheiro para a Covax, programa de compartilhamento de vacinas coliderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O VAX Live arrecadou US$ 53,8 milhões (o equivalente a R$ 286 milhões). O valor acumulado será revertido na compra de vacinas, que serão fornecidas a países de baixa e média renda. Os organizadores afirmaram ter adquirido mais de 10 milhões de doses.

Confira alguns cliques do show:

Selena Gomez - Global Citizen VAX LIVE: The Concert To Reunite The World
Selena Gomez apresentou o evento
Jennifer Lopez - Global Citizen VAX LIVE: The Concert To Reunite The World
J.Lo com a mãe, Guadalupe Rodríguez
Chrissy Teigen - Global Citizen VAX LIVE: The Concert To Reunite The World
A modelo Chrissy Teigen presente no show com estrelas do cinema e da música
Papa Francisco - Global Citizen VAX LIVE: The Concert To Reunite The World
Papa Francisco enviou uma mensagem virtual
Joe e Jill Biden - Global Citizen VAX LIVE: The Concert To Reunite The World
Joe e Jill Biden também participaram virtualmente do show
Jennifer Lopez - Global Citizen VAX LIVE: The Concert To Reunite The World
Confirmadíssima, Jennifer Lopez colocou o público para dançar
Ben Affleck e Jimmy Kimmel - Global Citizen VAX LIVE: The Concert To Reunite The World
Vencedor do Oscar, o ator Ben Affleck com o apresentador Jimmy Kimmel
Jennifer Lopez - Global Citizen VAX LIVE: The Concert To Reunite The World
Jennifer Lopez cantou alguns sucessos

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias