Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Membro da realeza conta por que a rainha se sentou sozinha em funeral

Mike Tindall revelou o motivo de a rainha Elizabeth ter ficado isolada no funeral do marido, o príncipe Philip. A cerimônia ocorreu no dia 9

atualizado 30/04/2021 18:16

Rainha Elizabeth IIMax Mumby/Indigo/Getty Images

Casado com a neta da rainha Elizabeth II, Zara Tindall, o ex-jogador de rúgbi Mike Tindall participou do programa de tevê Good Morning Britain nesta sexta-feira (30/4). Ele é o primeiro integrante da família real a comentar publicamene sobre o funeral do marido da monarca britânica, o príncipe Philip, realizado no último dia 17. Na entrevista realizada por videoconferência, o ex-atleta revelou que a soberana do Reino Unido foi “forçada a sentar sozinha”.

Segundo Mike, Elizabeth não ficou todo o funeral sozinha por acaso. Na realidade, foi uma forma de dar exemplo aos súditos, apesar de os familiares quererem consolá-la no triste momento. “Isso é o que a rainha faz, ela lidera pelo exemplo. É incrível de ver, mas eu realmente não queria ver”, frisou. Durante a cerimônia, fotógrafos registraram a monarca sentada isolada em um canto da capela de São Jorge, no Castelo de Windsor. A imagem comoveu o mundo. Ela e o duque de Edimburgo tinham completado 73 anos de casados em novembro.

0

Por causa da pandemia de Covid-19, os familiares não puderam se confortar uns aos outros como de costume. De acordo com Mike Tindall, os membros da realeza escutaram a recomendação de entrar no carro e ir embora imediatamente após o término do evento fúnebre. “Isso é o que era permitido e o que as regras estabelecem. E também o que aconteceu. Sim, foi difícil”, reforçou. Apenas 30 pessoas participaram do enterro do príncipe Philip. Ele “faleceu pacificamente” aos 99 anos no último dia 9 no Castelo de Windsor, conforme comunicou o Palácio de Buckingham.

“Se ele [príncipe Philip] estivesse olhando para baixo, estando no meio de uma pandemia quando era um pouco mais discreto, ele teria ficado mais feliz com isso, embora o restante de nós tivesse gostado de uma celebração, mas esse é o tipo de homem que ele era”, descreveu o ex-jogador a respeito do duque de Edimburgo. O marido da rainha Elizabeth II tinha planejado o próprio funeral e pedido que fosse mais intimista.

Funeral do príncipe Philip
Funeral do príncipe Philip. O duque morreu aos 99 anos

Em março, a mulher do ex-jogador de rúgbi, Zara Tindall, deu à luz o terceiro filho. Os pais deram o nome Lucas Philip para o menino em homenagem ao bisavô materno, o príncipe Philip. Mike Tindall também concedeu entrevista à BBC. Na ocasião, afirmou: “A perda sempre vai ser difícil. Achei o funeral muito bem-feito”. O que mais impressionou o ex-atleta foi a força de Elizabeth diante da dor de perder o marido: “Sentar-se sozinha e ser tão corajosa quanto ela é, eu pensei que resumia como uma dama. Incrível”.

“Ao mesmo tempo, tínhamos de ver a rainha se posicionar em termos de mostrar o que o mundo era no momento”, acrescentou Mike. Ele e Zara Tindall, neta da rainha, subiram ao altar em 2011. O casal tem três filhos, Mia Grace, de 7 anos; Lena Elizabeth, de 2; e Lucas Philip, com 1 mês de vida, que nasceu no banheiro de casa em um parto de emergência. Zara é a caçula da princesa Anne, herdeira da soberana britânica.

Zara Tindall, Mike Tindall e rainha Elizabeth II
Zara e Mike Tindall com a rainha Elizabeth II
Zara e Mike Tindall
Zara e Mike Tindall têm três filhos
Zara e Mike Tindall com a princesa Anne
Mulher de Mike, Zara é filha da princesa Anne

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias