Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Dermato de Caio Castro fala sobre uso correto do xampu e condicionador

Lavar o cabelo requer cuidados que podem fazer toda a diferença na saúde dos fios. Luciana Passoni cuida das madeixas de vários famosos

atualizado 05/10/2021 16:15

Caio Castro e Luciana Passoni@dralupassoni/Reprodução/Instagram

Já parou para pensar que um dos aprendizados obtidos quando criança e levado ao longo da vida é sobre como lavar o cabelo? Na infância, os pais ou responsáveis ensinam à garotada o ciclo de higienização das madeixas. Primeiro, passar o xampu e, em seguida, massagear o couro cabeludo a fim de retirar as impurezas e enxaguar. Depois, é hora de aplicar o condicionador somente nas pontas. Entretanto, o processo da lavagem requer alguns cuidados, que podem fazer toda a diferença na saúde e beleza dos fios.

Para aprender como usar o xampu e condicionador corretamente e quais medidas deve-se colocar em prática na hora de lavar o cabelo, a coluna Claudia Meireles conversou com a dermatologista Luciana Passoni, chefe do setor de cirurgia capilar da renomada Human Clinic, em São Paulo. Com mais de 10 mil pacientes atendidos ao longo da carreira, a especialista em madeixas cuida dos fios de uma leva de celebridades. Compõem o grupo, Caio Castro, Thammy Miranda, Rosana Jatobá e Maiara (da dupla com Maraísa).

0
Xampu

Antes de começar a lavar as madeixas mais uma vez, confira algumas dicas de ouro da expert. Ela aconselha a desembaraçar a cabeleira anteriormente ao processo de higienização por facilitar a aplicação dos produtos, como xampu e condicionador. A orientação vale principalmente para quem tem cabelo comprido, conforme explica a dermatologista: “Desembaraçar os fios quando molhados pode quebrá-los e causar o temível frizz”.

Nada de usar o xampu com o cabelo seco. Só passe a fórmula com as madeixas completamente molhadas. “Aplique-o no couro cabeludo e massageie fazendo círculos suaves com as pontas dos dedos. Evite o uso das unhas e movimentos agressivos, pois os fios podem ser danificados devido ficarem mais frágeis quando molhados”, esclarece Luciana. Aos adeptos de lavar a cabeleira com a água “pelando”, a médica puxa a orelha ao frisar: “Cuidado com a temperatura da água. Prefira sempre fria ou, no máximo, morna”.

Luciana Passoni
A dermatologista dos famosos soma mais de 10 mil pacientes
Condicionador

Já se perguntou o por que de usar primeiro o xampu? Independentemente da resposta, eis a explicação da médica da Human Clinic: “O produto tem a função de abrir a cutícula capilar para receber o tratamento da máscara e do condicionador, responsável por selar a parte mais externa da fibra dos fios”. Embora quase “todo mundo” esteja cansado de saber, há quem continue a repetir a “infração” contra as madeixas, no caso, aplicar condicionador na raiz e não nas pontas.

“O condicionador deve ser aplicado apenas nas pontas do cabelo. Quando passado na raiz, a fórmula pode favorecer o aumento da oleosidade e, consequentemente, causar doenças no couro cabeludo”, endossa a especialista em tricologia. Há quem lave as madeixas apenas com xampu, hábito errado e danoso, segundo bate na tecla Luciana:

“Quando não utilizamos condicionadores ou hidratantes deixamos incompletos a rotina de cuidados. Após a higienização só com xampu, os fios tendem a ficar com as escamas dilatadas. Vale lembrar que essas cutículas são as grandes responsáveis pela saúde capilar, por proteger o interior da fibra, o coração do fio. Se não forem devidamente tratadas, há maior exposição a agressões. Lavar o cabelo apenas com xampu não fará mal, mas os fios ficarão desprotegidos, sem nutrientes essenciais”.

Maiara e Luciana Passoni
Luciana trata as madeixas da cantora sertaneja Maiara
Verdade ou mito?

Talvez já tenha lido a respeito de colocar água no xampu a fim de dissolver algumas fórmulas da composição. Se ficou com a pulga atrás da orelha quanto à tática, Luciana Passoni sustenta “não haver garantia de que a prática interfira nos efeitos do produto”. “Não existe estudo médico ou científico que comprove que a diluição reduz o impacto da química nos fios. É um mito a ideia de que diluir o xampu diminuirá o ressecamento provocado pela lavagem”, enfatiza.

Thammy Miranda e Luciana Passoni
Thammy Miranda e a dermatologista Luciana Passoni

Segundo a expert, adicionar diluentes ao xampu pode prejudicar os fios em vez de ajudar. Por exemplo, alterar o pH e diminuir o poder de limpeza do produto. Mesmo tentando dissolver a fórmula, o sulfato e componentes considerados agressivos continuam a afetar negativamente as madeixas, em especial, as quimicamente tratadas. Na hora de comprar o item capilar, a dermatologista instrui a evitar substâncias responsáveis pelo “aspecto de cabelo seco”. “Procure produtos com agentes detergentes menos irritantes que o sulfato ou parabenos”, destaca.

Outra dúvida capilar frequente está relacionada a ter de alternar o xampu após alguns meses de uso. Caso não saiba se o questionamento é verdade ou mito, a dermatologista explica: “Temos a impressão de que o produto parou de fazer efeito. No caso, não foi ele que mudou, mas sim o cabelo, que já atingiu todos os benefícios que o xampu poderia proporcionar. Sendo assim, o couro cabeludo começa a sofrer com o acúmulo de resíduos”. Ou seja, vale trocar a fórmula.

Luciana Passoni
A dermatologista atende na Human Clinic, em São Paulo
Danos

Passar xampu e condicionador, e não retirar as fórmulas por completo tende a afetar a saúde capilar. Os resíduos provocam alergias e irritações, por isso, a expert sugere não sair do banho enquanto houver resquícios nas madeixas. A cada 15 dias, Luciana indica recorrer aos benefícios de um xampu de limpeza profunda ou fazer uma esfoliação no couro cabeludo. “O ‘detox’ na região irá colaborar com a saúde dos fios, tirando as sobras de produtos”, instrui a dermatologista da atriz Cristiana Oliveira.

O exagero dos produtos também pode danificar o cabelo. Para não pecar no quesito excesso de xampu, a profissional aconselha aplicar a quantidade equivalente a uma ou duas moedas de R$ 0,25. Ela indica passar a fórmula apenas no couro cabeludo. Em relação às duas lavagens, não há contraindicação, esclarece Luciana Passoni. Quanto ao tempo de duração do item capilar, a dermatologista ressalta: “Em média, três minutos é mais do que suficiente para fazer efeito”.

Caio Castro e Luciana Passoni
Paciente fiel de Luciana, Caio Castro cuida das madeixas na Human Clinic

Conforme a médica já citou anteriormente, o condicionador deve ser aplicado somente no comprimento das madeixas. “Excesso de condicionador e de máscaras de hidratação e nutrição é bastante prejudicial ao cabelo. Colocar além do necessário sobrecarrega os fios e tende a causar o efeito rebote, deixando-os ainda mais pesados, opacos e sem vida”, alega a tricologista da Human Clinic.

Escolha perfeita

Pertence ao grupo que compra produtos capilares de qualquer jeito? A médica adverte quanto ao hábito e faz alertas importantes. Ela listou fatores que devem ser levados em consideração ao escolher um xampu, condicionador ou máscara de nutrição, hidratação e brilho.

1 – Atenção com alguns ativos que não são tão benéficos para os fios e podem estar incluídos em produtos de uso diário. “Substâncias, como parabenos, tendem a afetar a saúde capilar. Esses compostos são conservantes químicos adicionados às fórmulas cosméticas a fim de inibir o crescimento de fungos e bactérias. Integram o grupo dos mais utilizados, o metilparabeno, propilparabeno, butilparabeno e isobutilparabeno”, ressalta a especialista.

2 – Além dos parabenos, existem outros ingredientes adicionados aos produtos capilares. As substâncias não prejudicam apenas a região capilar, mas também todo o organismo. “O famoso formol e o petrolato estão associados ao desenvolvimento de câncer”, salienta a tricologista.

3 – Para recuperar fios danificados, dê preferência a produtos com ativos encapsulados na composição. “Precisamos ter atenção no que compramos e passamos no cabelo como forma de protegê-lo de possíveis danos”, defende a médica. Luciana fez especialização por três anos em dermatologia fellow em tratamentos capilares nos Estados Unidos. Até então, a profissional soma mais de 10 mil pacientes atendidos.

Luciana Passoni e Cristiana Oliveira
A dermatologista tratou a alopecia da atriz Cristiana Oliveira

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias