Babá enfrenta rainha e é demitida após briga por motivo bizarro
Quando o príncipe Charles era criança, a rainha Elizabeth precisou despedir uma babá por causa de uma situação inusitada. Confira o motivo!
atualizado

As babás são colaboradoras importantes da realeza britânica. Quase todos os membros da família real cresceram sob a responsabilidade dessas profissionais. Por vezes, as cuidadoras criam um laço tão forte com as crianças que o vínculo permanece quando os pequenos tornam-se adultos. É o caso dos príncipes William e Harry com Tiggy Pettifer, que compareceu ao casamento de ambos e quase virou madrinha de batismo de Archie. Entretanto, nem todas as relações da dinastia Windsor com as babás foram positivas.
Quando o príncipe Charles estava com 8 anos, a rainha Elizabeth II precisou despedir uma babá por conta de uma situação “bizarra”, conforme relembrou o portal Express. Quem revelou detalhes do episódio foi Bryan Kozlowski, autor do livro Vida longa à Rainha! 23 regras para viver como a monarca mais longeva da Grã-Bretanha. Em determinado capítulo, o escritor trouxe detalhes da babá Helen Lightbody.

Elizabeth com o primogênito, quando ainda era princesa Mirrorpix/Mirrorpix/Mirrorpix via Getty Images

A rainha Elizabeth e o príncipe Philip tiveram quatro filhos: Charles, Anne, Andrew e Edward Fox Photos/Getty Images

A família em Windsor. Charles é o primeiro filho de Elizabeth e Philip PA Images/Getty Images

Rainha Elizabeth II completará 70 anos de reinado em 2022 Geoff Pugh - WPA Pool /Getty Images

Philip e Elizabeth com os filhos Charles e Anne Indigo/Getty Images

Charles é o herdeiro do trono britânico Paul Edwards - WPA Pool/Getty Images

Família real reunida no enlace de Elizabeth e Philip, em 1947 Ullstein bild Dtl./Getty Images
Helen cuidava do primogênito da rainha, Charles. Segundo o autor, a babá tinha métodos específicos para as refeições do príncipe. “Dizem que ela sentia prazer em atormentar a cozinha do palácio com seus padrões exigentes”, sustentou Kozlowski. Fontes contaram ao escritor: “Pratos para o jovem Charles eram constantemente recusados ou refeitos com base em pouco mais do que caprichos pessoais da babá Lightbody”.
De acordo com Bryan Kozlowski, a babá chegou a enfrentar Elizabeth II, que optou por despedir a colaboradora. “A rainha finalmente chegou ao máximo e a demitiu”, relatou. No episódio que foi a gota d’água, Helen Lightbody negou um pedido especial da soberana britânica. A monarca requisitou um pudim para o filho, mas a cuidadora se negou a dar o prato ao menino.
“Em 1956, a rainha enviou ao berçário um pedido simples para que Charles, então com 8 anos, recebesse um pudim especial. Ela achava que o filho gostaria. Lightbody recusou, cruzou o deserto do menu e atraiu a ira da Coroa britânica”, afirmou o escritor no livro a respeito de Elizabeth II. “Ninguém ignora um pedido da rainha”, disseram os colaboradores fiéis da monarca. O autor defende a tese de que a babá transformou o herdeiro do trono britânico em um degustador exigente.



Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.