Na sala de casa: 10 exercícios para fugir do sedentarismo

Momento pede menos convívio social. De corda a burpee, veja algumas opções para fazer em casa

Mulher jovem fazendo flexão em casaSrdjanPav/Getty Images

atualizado 16/03/2020 22:14

Sabemos que o exercício físico influencia diretamente no sistema imune. Com a pandemia do coronavírus, estão todos preocupados em manter a saúde e a imunidade em alta, sobretudo após o decreto que exigiu o fechamento de todas as academias do Distrito Federal.

Sabemos que uma vida ativa tem papel importante na saúde. Já que o momento pede que evitemos o convívio social, aí vão algumas opções para que você faça seus exercícios em casa, sem se preocupar.

Vamos lá?

Pular corda
Excelente exercício aeróbico, que você pode fazer no quintal de casa ou debaixo do bloco. Sugiro fazer 10 tiros de 20s com 40s de pausa.

Agachamento com o peso do próprio corpo
Faça três séries de 20 repetições com 20s de isometria ao final de cada série.

Afundo com o peso do próprio corpo
Apoie a perna da frente em uma cadeira ou degrau de uma escada, e faça três séries de 20 repetições para cada perna.

Polichinelo conjugado com burpee
Três séries de 10 repetições é o suficiente.

Flexão no solo
Em três séries, repita quantas vezes aguentar. Se ficar difícil, apoie os joelhos no chão.

Exercícios com a bola
Jogue a bola em pé em direção à parede e agache pra segurar. Três séries de 30 repetições é o bastante.

Com a bola suíça, é possível fazer elevação de quadril. Apoie os calcanhares sobre a bola, braços estendidos ao longo do corpo. Suba e desça o quadril até quase tocar o chão. Vinte repetições, em três séries.

Apoie os calcanhares sobre a bola, braços no prolongamento do corpo e empurre e puxe a bola, mantendo o quadril elevado. Mais uma vez, bastam três séries de 20 repetições.

Exercícios com elástico
Utilize um thera band (elástico) e coloque embaixo dos pés. Segure com as duas mãos e faça elevações acima da cabeça. Três séries de 10 repetições.

Segure no meio do elástico com as duas mãos, mantendo os braços estendidos à frente do corpo. Force para esticar e volte à posição original. Repita três vezes, com 15 repetições cada.

Fica a dica

É importante ressaltar a importância de se atentar a uma boa execução, tomando cuidado com as articulações.

Preste atenção, também, ao excesso de treino. Isso coloca o seu corpo sob estresse e deixa o seu sistema imune debilitado.
Estudos comprovam que pessoas que se exercitam mais de sete horas por semana adoecem mais. Por isso, é interessante priorizar treinos intensos que, consequentemente, serão mais curtos.

Últimas notícias