Prático e barato: saiba como emagrecer treinando em casa

Fazer exercícios na própria residência pode ser eficiente para ajudar no emagrecimento

Getty ImagesGetty Images

atualizado 21/10/2019 11:27

É possível melhorar aspectos de saúde, aptidão física, emagrecimento e performance atlética treinando em casa, no parque, na rua… Ou seja, em qualquer lugar!

Por falta de tempo ou de dinheiro, muitas pessoas não praticam exercícios em academia. Estudos comprovam que atividade física realizada em casa pode ser eficiente para ajudar a perder peso.

Um deles comparou blocos de oito esforços com 20 segundos máximos e descansos de 10 segundos passivos, realizados com intervalos de cinco minutos entre cada bloco.

Os participantes fizeram três blocos e depois passaram a fazer quatro blocos, nos quais um grupo fazia corrida e outro exercícios usando o peso corporal (burpee, polichinelo, escalador…). O melhor? Os resultados foram similares para as duas condições de treino.

Em outros estudos, foram comparados fazer apenas um bloco desse de exercícios com peso corporal no mesmo formato do citado acima, com exercício a 85% do máximo por 30 minutos.

Fica claro que é possível treinar em casa, em pouco tempo, sem custo e obter um excelente resultado.

Não estou dizendo para as pessoas saírem da academia. A intenção é ajudar aquelas que estão impossibilitadas de frequentar os espaços de atividades esportivas.

Quem puder ir à academia, vá. É importante a variação de estímulos, as opções de treinos, além de existirem maiores chances de hipertrofia. Somados a isso, um acompanhamento mais adequado é ideal.

Busque sempre ajuda de um profissional qualificado para te orientar!

SOBRE O AUTOR
Sabrina Mundim

Graduada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB), é especialista em Emagrecimento e Treinamento Resistido pela Universidade Gama Filho. Atualmente, colabora com o portal Metrópoles na coluna Na Medida.

Últimas notícias