É melhor para o sono treinar à noite ou pela manhã?

Ao avaliar o comportamento e qualidade do sono, foi constatado que mais pessoas tiveram um sono melhor ao treinar de manhã

Getty Images

atualizado 23/12/2019 9:13

A organização dos horários para treinar é algo importante, em especial para pessoas muito ocupadas ou que tem problemas para dormir. Algumas pesquisas analisaram indivíduos que faziam a mesma série em horários diferentes, ao longo de dias distintos. Em um dia, a atividade ocorria às 7h e, no outro, às 19h.

Ao avaliar o comportamento e qualidade do sono, foi constatado que mais pessoas tiveram um sono melhor ao se exercitar de manhã.

Não estou defendendo que treinar no período noturno é ruim. Mostro, apenas, que nessas pesquisas um número maior de observados dormiram melhor ao treinar de manhã em comparação aos que treinaram à noite.

Vale destacar que malhar a qualquer hora traz respostas muito mais positivas para o sono das pessoas do que não realizar exercícios.

Dicas para melhorar o sono:
  • Faça exercícios físicos;
  • Se possível, treine de manhã;
  • Realize exercícios de alta intensidade;
  • Combine treinos de musculação e cardiorrespiratório de maneira adequada, algo ainda mais efetivo para o controle do sono.

É importante ressaltar: ao dormir melhor, você ganha mais massa muscular e deixa de engordar em comparação a quando descansa de forma inapropriada. Além do mais, dormir bem diminui as chances de desenvolver alguma doença metabólica e até obesidade.

Últimas notícias