Dermatologista Joana Costa dá dicas para manter a pele saudável

A dermatologista montou um roteiro com orientações e receitinhas caseiras para colocar em prática ao longo da quarentena. Mãos na massa!

Dermatologista Joana CostaArquivo Pessoal

atualizado 27/03/2020 21:33

Por onde dá as caras, a dermatologista Joana Costa impressiona pela pele com brilho radiante e aspecto de porcelana. Se antes da quarentena chamava a atenção no consultório ou em eventos, agora, ela brilha nas ferramentas do Instagram. O resultado da cútis saudável da médica são truques de beleza combinados a uma boa noite de sono, alimentação rica em nutrientes e práticas de bem-estar milenares, como meditação e yoga.

“Ao acordar, faço ashtanga yoga, modalidade que leva em torno de 1h30. A prática promove benefícios incríveis no meu organismo. Sinto melhora na concentração, atenção, saúde mental e física, além de ficar com a barriga negativa”, admite a dermatologista. Ela tem feito as aulas gratuitamente por meio de lives com Dany Sá, professora da apresentadora Fernanda Lima; e Beth Pedote, mentora de Isis Valverde.

Dermatologista Joana Costa
Joana Costa criou uma rotina para manter a beleza e o bem-estar ao longo da quarentena

A rotina de Joana continua com o home office. Como não pode atender os pacientes presencialmente, ela tem tirado projetos profissionais do papel e compartilhado suas atividades em Stories e lives na rede social.

“Mostro meu dia a dia como forma de incentivar a população a cuidar da saúde e focar no bem-estar. Essa é minha pequena contribuição neste momento delicado”, argumenta a médica.

Como toda dermatologista, Joana recebe muitos pedidos sobre como cuidar da pele. Com mais tempo livre, as súplicas dos seguidores triplicaram. À coluna Claudia Meireles, Joana contou seus segredos para ter a pele de seda. A médica montou, ainda, um roteiro com orientações e receitinhas caseiras para serem colocadas em prática ao longo da quarentena.

Se a pessoa seguir todos os passos recomendados, tende a sair do período de confinamento com a pele mais limpa, bonita e jovem. Em casa, já conseguimos caprichar bastante com esse combo direcionado

Joana Costa
Dermatologista Joana Costa
A dermatologista compartilhou suas dicas de beleza com a coluna Claudia Meireles

Confira nove conselhos de beleza da dermatologista para serem feitos durante o isolamento social:

1 – Faça uma limpeza mais profunda da pele do rosto e do corpo duas vezes por semana. De preferência, às segundas e quintas-feiras. Use um esfoliante específico para o seu tipo de pele. Massageie levemente, faça movimentos circulares e deixe agir por 5 minutos. Em seguida, enxágue.

2 – Lave o rosto duas vezes por dia com o sabonete indicado ao seu tipo de pele. Não precisa lavar várias vezes só porque está em casa. Em algumas pessoas, limpar a pele facial em excesso pode estimular a produção de mais oleosidade e piorar o quadro de acne.

3 – Após lavar, passe um bom hidratante no rosto e corpo com a pele úmida, para aumentar a absorção do produto.

4 – Não deixe de aplicar filtro solar com FPS de, no mínimo, 30. A tela do celular e do computador, a luz visível e os raios ultravioletas podem provocar manchas, envelhecimento e até câncer de pele.

5 – Retire o esmalte das unhas. Deixe-as descansarem;

6 – Devido ao uso excessivo de álcool em gel, as mãos tendem a ficar ressecadas e as unhas, frágeis. Aplique hidratante quatro vezes ao dia a fim de evitar a situação.

7 – Bom momento para cuidar das madeixas? Faça seu próprio cronograma capilar. Realize máscaras de hidratação e nutrição em casa pelo menos duas vezes por semana. Não esqueça de alternar entre os métodos.

8 – Que tal deixar o secador e a chapinha guardados na gaveta? Evite o uso dos aparelhos. Opte por deixar o cabelo secar naturalmente e recuperar a força durante a quarentena.

9 – Aproveite o tempo livre para aplicar máscaras faciais. O ideal é comprá-las prontas, com indicação específica (clareadora, hidratante, detox e de rejuvenescimento) e menos riscos de alergias. Se apostar em máscaras caseiras, não se esqueça de testar primeiramente no antebraço para evitar qualquer reação alérgica.

Mãos na massa

Nunca fez uma máscara facial caseira? Chegou o momento de colocar a mão na massa. Para ajudar, a dermatologista Joana Costa ensina quatro receitas fáceis e práticas. Identifique o seu tipo de pele e faça a “fórmula” indicada pela profissional. Pegue o bloquinho, anote os ingredientes e o modo de preparo.

Pele oleosa
Ingredientes
2 colheres de sopa de iogurte natural
1 colher de sobremesa de mel
2 colheres de sobremesa de farinha de aveia
2 gotas de óleo essencial de malaleuca

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes e mexa até formar uma pasta. Com a pele limpa, coloque sobre a face, deixando agir por 20 minutos. Ao completar o tempo, lave o rosto com água fria e, em seguida, passe um hidratante para pele oleosa.

Pele seca
Ingredientes
2 colheres de sopa de maionese
1 colher de chá de óleo de amêndoas doces
2 gotas de óleo essencial de lavanda

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes até ficar homogêneo. Aplique a máscara facial sem esfregar e evitando a área dos olhos. Deixe agir por 20 minutos e retire, lavando o rosto.

Efeito Cinderela
Ingredientes
1 clara de ovo
2 colheres de fubá

Modo de preparo
Misture os dois ingredientes. Em seguida, cubra o rosto com a máscara e deixe endurecer. Retire com água fria, fazendo uma esfoliação com movimentos circulares após 20 minutos. Depois, aplique um sérum com efeito tensor.

Anti-olheiras
Modo de preparo
Faça chá de camomila. Coloque algumas pedras de gelo e deixe esfriar. Assim que estiver frio, molhe um algodão e coloque nas olheiras. Deixe agir por 15 minutos e enxágue com água fria.

Se usar chá de camomila de sachê, faça a bebida e leve-a ao freezer. Quando o sachê estiver gelado, coloque sobre os olhos por até 10 minutos. Retire com água fria.

 

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias