Os benefícios da meditação e 3 locais com aulas de graça em Brasília

Meditar desacelera a mente, ajuda a ter foco e diminui ansiedade. Veja onde ter aulas guiadas da prática sem pagar nada

UnsplashUnsplash

atualizado 16/08/2019 9:15

Inspirar e expirar. A mais básica das regras de sobrevivência humana pode ser a saída para ansiedade, depressão e outros estados mentais que geram sofrimento. Embora seja relativamente simples, a prática exige alguns cuidados. A mente agitada e difícil de concentrar pode ser um dos empecilhos. Por isso, diversos locais oferecem aulas guiadas para tirar o corpo do “piloto automático”.

Recentemente, a clínica de emagrecimento saudável Ravenna anunciou que terá sessões abertas ao público todas as segundas-feiras. Conduzida pela psicanalista, pedagoga e professora internacional de mindfulness Neiva Fernandes, a primeira aula terá como tema o medo.

“A meditação traz inúmeros benefícios para quem a pratica regularmente. Podemos citar o estar presente no aqui e no agora, abandonando as ruminações do passado e as antecipações do futuro”, conta a profissional.

“Pela respiração, acessamos o sistema nervoso autônomo na divisão parassimpática que libera hormônios que regulam todo o sistema e desenvolvem a calma, o relaxamento, a desacelaração da mente e do corpo, a concentração, o foco…”, emenda a especialista.

Além de todos os benefícios comprovados à saúde mental, meditar pode ajudar até mesmo no processo de emagrecimento.

“A prática atua na tomada de consciência diante do ato de comer, permitindo que a pessoa tome decisões assertivas diante do que comer, de como comer, do momento certo para comer”, defende Neiva.

“Outro ponto importante está no enfrentamento das emoções como culpa, raiva e medo, que gerenciam todo o processo de sabotagem diante da comida e tomam conta, inconscientemente, do ato de comer em todas as suas dimensões. Um meditador frequente lida com suas emoções e com seus desejos de forma mais consciente e presente, evitando que o ‘piloto automático’ conduza o comer de forma desregulada e desmedida”, diz.

Confira três lugares para praticar aulas de meditação gratuitas em Brasília:

Ravenna

A clínica de emagrecimento tem aulas de meditação todas as segundas-feiras, das 19h30 às 20h30, com a professora Neiva Fernandes. O espaço fica no Bloco E do Complexo Brasil 21. Temas como medo, bondade e amor serão explorados a cada sessão. É livre para todas as idades.

A arte de viver

Todas às quintas-feiras, o espaço A arte de viver (904 Sul, Bloco H, sala 302, ASCEB) promove aulas a partir das 19h. A sessão dura em torno de 1 hora e meia. Mais informações com a instrutora Luciana Tolentino pelo número 99664-0878.

Sistema Único de Saúde

Policlínicas, postos de saúde, centros de atenção psicossocial (Caps), hospitais e centros de referência em práticas interativas e na Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) do Sistema Único de Saúde (SUS) contam com 17 práticas integrativas – entre elas, a meditação. Outras modalidades de relaxamento são hatha yoga, reiki, shantala e terapia.

Últimas notícias