metropoles.com

Lewandowski intima Pazuello a informar sobre estoque de seringas e agulhas

Caso estoque seja insuficiente, governo deverá apresentar planejamento para compra dos aparatos necessários para a vacinação contra Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

NELSON JR/ SCO-STF
ricardo lewandowski
1 de 1 ricardo lewandowski - Foto: NELSON JR/ SCO-STF

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou o ministro da Saúde Eduardo Pazuello a dar informações sobre a real situação dos estoques brasileiros de seringas e agulhas para vacinação contra o novo coronavírus. Pazuello terá cinco dias para fornecer as informações solicitadas.

Na decisão, Lewandowski salienta que o governo deverá identificar, também, se os estoques destinados especificamente para o Plano Nacional de Imunização contra o novo coronavírus interferem no montante de agulhas e seringas que seriam utilizadas em campanhas paralelas de vacinação.

Em caso de estoques insuficientes, o Ministério da Saúde deverá, conforme decisão do ministro, apresentar, em 48 horas, o planejamento de novas aquisições de seringas e agulhas para o cumprimento da primeira fase do plano.

Na noite dessa quarta-feira (6/1), Pazuello assegurou que atualmente o Brasil tem 60 milhões de seringas e agulhas, distribuídas nos estados e municípios. O montante é, de acordo com o general, “suficiente para iniciar a vacinação ainda em janeiro”.

A previsão da Saúde é de que mais oito milhões de equipamentos cheguem em fevereiro e mais 30 milhões já foram reservados junto aos fabricantes nacionais dos materiais.

Recentemente, o governo federal também decidiu zerar o Imposto de Importação para seringas e agulhas. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), por sua vez, suspendeu a compra dos aparatos até que os preços “voltem à normalidade”.

Bolsonaro também disse que estados e municípios têm estoques de seringas suficientes para o início da vacinação contra a Covid-19.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações