metropoles.com

Voto de Zanin é bom e ruim para o governo Lula

Posição contrária à tese exime o Palácio do Planalto por ação mais dura, mas pode causar enorme prejuízo para as contas da União

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Presidente lula no STF para posse de Cristiano Zanin - Metrópoles
1 de 1 Presidente lula no STF para posse de Cristiano Zanin - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O voto contrário à tese do Marco Temporal das Terras Indígenas do ministro do Supremo Tribunal Federal, Cristiano Zanin, foi comemorado com ressalvas pelo Palácio do Planalto. A posição de Zanin tira um pouco o peso da escolha de Lula (PT) por seu ex-advogado, mas pode impactar as contas do governo. Isso porque Zanin acompanhou o ministro Alexandre de Moraes no entendimento que a União deve recompensar donos de terras desapropriadas, quando adquiridas de “boa-fé”.

A Advocacia-Geral da União já se manifestou contra o entendimento. Disse que o preço das indenizações é incalculável, já que não é possível criar mais uma “condição para o exercício de um dever estatal de demarcação”.

Na prática, a obrigação de indenização torna ainda mais lento o processo de demarcação e pode gerar um “ambiente de severas restrições de recursos no Orçamento da União”. Zanin acompanhou Moraes no sentido de indenização, mas divergiu no sentido de haver a compensação prévia. 

O regime jurídico na Constituição de 1988 solapa qualquer dúvida no sentido de que a garantia da permanência dos povos indígenas nas terras tradicionalmente ocupadas é indispensável para a concretização dos direitos fundamentais básicos desses povos — voto de Cristiano Zanin.

O governo Lula conduz uma tímida oposição no Congresso contra a tese. O projeto passou rapidamente na Câmara dos Deputados, em maio, e agora segue parado na CCJ do Senado. Rodrigo Pacheco (PSD-MG) também deve atrasar ao máximo o texto, em aceno a Lula e ao STF. O presidente da casa é um dos cotados à vaga de Rosa Weber, que se aposenta em outubro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?