metropoles.com

Bancada ruralista desenterra PL do Marco Temporal para driblar STF

Requerimento de urgência foi aceito nesta quarta; ideia é aprovar texto-base antes que o Supremo Tribunal Federal julgue o caso em 7/6

atualizado

Compartilhar notícia

Fotos: Vinícius Schmidt/Metrópoles
Indígenas de todo o Brasil marcham do Acampamento Terra Livre, na Praça da Cidadania, até o Congresso Nacional. / Metrópoles
1 de 1 Indígenas de todo o Brasil marcham do Acampamento Terra Livre, na Praça da Cidadania, até o Congresso Nacional. / Metrópoles - Foto: Fotos: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Dois anos depois, o PL 490/2007 voltou a ecoar nos corredores da Câmara dos Deputados. O projeto trata da configuração das terras indígenas e pode significar a definição jurídica do Marco Temporal. Essa interpretação determina que apenas as comunidades indígenas que estavam ocupando áreas na data da promulgação da Constituição Federal de 1988 teriam direito à demarcação e posse da terra.

Hoje (24/5), a Câmara dos Deputados aprovou um requerimento de urgência para o projeto, o que permite que o texto vá para a votação diretamente no Plenário. A tramitação fez com que entidades indígenas reagissem e marcassem protestos para a quinta-feira (25/5), em Brasília.

A movimentação do PL 490 é patrocinada pela bancada ruralista e visa “driblar” o Supremo Tribunal Federal, que define o futuro do Marco Temporal no próximo 7 de junho. O STF já adiou por 7 vezes o julgamento. A última vez ocorreu em junho de 2022 por “consenso entre os ministros”.

Esse projeto foi apresentado pela primeira vez em 2007 pelo então deputado federal Homero Pereira (PP-MT) e estava parado na Câmara desde 2021, quando foi analisado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) de Bia Kicis (PL-DF).

O texto altera o Estatuto do Índio e flexibiliza o contato com povos isolados, proíbe a demarcação de mais terras indígenas e permite exploração da água e solo de territórios de povos originários.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?