Veja um suplemento que ajuda a perder peso e controlar o colesterol

A quitosana teve ação associada ao processo de emagrecimento

atualizado 25/10/2021 17:39

Cápsulas de suplementoPexels

Uma substância não tão popular, a quitosana é uma fibra natural presente nos esqueletos de crustáceos como camarão, caranguejo, siris e lagosta. A boa-nova é que a sua ação tem sido associada, indiretamente, ao emagrecimento.

Isso porque ela auxilia na diminuição da absorção de gorduras, pelo menos 6x do que as outras fibras, e as elimina através das fezes, auxiliando, assim, na perda de peso.

Outros efeitos benéficos apontados por diversos artigos científicos dizem respeito ao controle dos níveis do colesterol, melhora do trânsito intestinal, ação antimicrobiana, aumento da velocidade de cicatrização e outros.

Alguns estudos mostraram que o suplemento ajuda a reduzir os níveis de creatinina, presente no sangue, produzida pelos músculos e eliminada pelos rins. Esse marcador costuma estar alto em indivíduos que sofrem de problemas renais.

Embora apresente diversos benefícios, consultar o médico e/ou nutricionista é de extrema importância antes de começar a tomar quitosana, já que, para alguns indivíduos, há riscos de efeitos colaterais.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Mais lidas
Últimas notícias