Sete benefícios do óleo de coco para melhorar sua beleza e saúde

Desde perda de peso até equilíbrio da flora intestinal, confira o potencial do alimento para uma vida mais plena

atualizado 13/02/2021 18:04

Coco e derivados como o óleo de cocoFreePik

Na lista dos alimentos queridinhos quando o assunto é emagrecimento saudável, o óleo de coco certamente está no topo. Desde benefícios para a dieta até cuidados com a pele e cabelo, muito se fala sobre o potencial saudável do produto, que é figurinha repetida nos planos alimentares.

Vendido em lojas de produtos naturais e algumas farmácias, existem várias formas de consumir o alimento. As duas mais importantes são o óleo de coco virgem e o óleo de coco refinado. Ele pode ser adicionado ao preparo dos alimentos, em pastas e patês para acompanhar torradinhas ou ser consumido em vitaminas.

Seja qual for a versão adotada, os especialistas defendem: adicionar regularmente o óleo à sua dieta pode ter vários impactos positivos na saúde. Confira alguns deles:

Gordura abdominal

O óleo vegetal não afeta negativamente os níveis de lipídios no sangue, como muitos acreditavam antes, e pode ajudar até a promover uma redução de gordura visceral.

Quando em grandes quantidades, a gordura da barriga se instala por cima de órgãos vitais, dificultando o funcionamento deles. Como resultado, aumenta o risco de doenças cardíacas, pressão alta e diabetes.

Dor nas articulações

De acordo com a nutricionista Franziska Spritzler, pacientes com doenças inflamatórias — como a artrite, a doença de Crohn e a retocolite — podem se beneficiar da ingestão do óleo de coco, que tem grandes propriedades anti-inflamatórias. “Ele traz muitos benefícios à saúde, tem um sabor delicado e está amplamente disponível”, disse ao Mail Express.

Lábios secos

O óleo de coco funciona como um protetor labial natural, segundo a nutricionista. Ele deixa seus lábios úmidos por horas a fio, ao mesmo tempo em que protege dos danos da exposição solar.

0
Cutículas de unha

As cutículas são um acréscimo indesejado à sua rotina de cuidados com a pele e podem ser surpreendentemente dolorosas. Porém, com a aplicação de óleo de coco, o incômodo das “pelinhas soltas no dedo” pode diminuir bastante.

Desodorante

“Embora o suor em si não tenha cheiro, as bactérias que vivem em sua pele podem produzir odores indesejáveis”, disse Spritzler. Para quem está em busca de uma alternativa natural para os desodorantes, as propriedades antibacterianas do óleo o tornam uma ótima opção natural, sem produtos químicos.

Perda de peso

De acordo com cientistas, incluir o alimento na dieta pode potencializar o emagrecimento. Por ser uma gordura, ele permanece mais tempo no estômago que um carboidrato, por exemplo, o que aumenta a sensação de saciedade. Com o apetite reduzido fica mais fácil segurar a vontade de petiscar o dia todo, hábito que pode sabotar a dieta e, consequentemente, o desejo de emagrecer.

Melhora a prisão de ventre

Por conta da rápida absorção e a solubilidade, o óleo de coco também é amigo do intestino, normalizando o trânsito na região enquanto favorece o crescimento de uma flora intestinal saudável.

Últimas notícias