Saiba o que é a dieta cetogênica e se ela realmente funciona

Baseada em uma alimentação rica em gorduras e proteínas, sem carboidratos, a dieta cetogênica é cercada de dúvidas. Tire todas elas a seguir

atualizado 31/05/2021 16:49

Dieta CetogênicaGetty Images

Você já ouviu falar da dieta cetogênica? Trata-se de um protocolo alimentar rico em gorduras e proteínas, e com baixa ingestão de carboidratos. A restrição desses nutrientes faz com que o corpo passe a utilizar gordura, ao invés de glicose, como fonte de energia. Mas, será que o método realmente funciona para emagrecer?

O Fashion Bubbles, parceiro do Metrópoles, tirou todas as dúvidas sobre o assunto. Leia agora!

Como a dieta cetogênica funciona?

Como já dito, a dieta cetogênica é baseada na diminuição do consumo de carboidratos, componentes importantes para o fornecimento de energia ao organismo. Por causa desse déficit, o corpo passa a usar as gorduras como fonte alternativa de combustível, o que viabiliza a perda de peso.

Em alguns protocolos, a dieta cetogênica consiste em uma alimentação com até 90% de lipídios e, somente 10% de proteínas e carboidratos. Dessa forma, pode-se dizer que existe um grande desequilíbrio nutricional quando é feito esse tipo de abordagem. Além disso, esse tipo de dieta pode provocar hipoglicemia, desidratação e, a longo prazo, excesso de gordura no sangue e no fígado.

É imprescindível, portanto, que a dieta seja feita com a orientação e o acompanhamento de uma equipe médica.

Para conferir os alimentos permitidos na dieta cetogênica, clique aqui.

*Antes de embarcar em qualquer restrição alimentar, consulte um(a) especialista 

Últimas notícias