Jejum de 24h? Entenda a dieta que fez a ex-BBB Patrícia Leitte secar

Imagens do antes e depois da ex-BBB Patrícia Leitte geraram uma enxurrada de comentários positivos no Instagram. Ela faz jejum intermitente

atualizado 10/11/2022 19:32

Na foto, a ex-BBB Patricia Leitte aparece de maiô verde neon em uma piscina, com os cabelos jogados na beirada e olhando para cima - Metrópoles Reprodução/ Instagram

Imagens do antes e depois da ex-BBB Patrícia Leitte geraram uma enxurrada de comentários positivos no Instagram. Ela afirmou que, para “secar”, aderiu ao jejum intermitente. Os resultados obtidos com a estratégia adotada foram realmente promissores no que diz respeito ao emagrecimento, mas também geraram dúvidas sobre como funcionaria essa dieta.

Para quem não sabe, o jejum, na verdade, é uma estratégia alimentar no qual a pessoa se priva de comer em um período do dia, normalmente pela manhã. O período varia de 12 a 36 horas. Apenas um profissional capacitado é capaz de gerenciar qual a forma ideal, ou mesmo se esse método é adequado para você.

Não basta apenas ficar sem se alimentar. A maneira com que a pessoa “quebra” o jejum também irá determinar o sucesso da estratégia. Não adianta de nada se privar das refeições por horas e, ao voltar a se alimentar, inserir alimentos ricos em açúcares e gorduras, de baixa qualidade nutricional.

patricia leitte
Patrícia Leitte tem 1,2 milhão de seguidores no Instagram

Além disso, por se tratar de uma estratégia que, para alguns, pode requisitar um sacrifício maior, não deve ser considerada aplicá-la por um longo período de tempo, já que o organismo possa se adaptar, estagnando o emagrecimento.

Outro detalhe importante é que estudos já constataram que dietas com restrições calóricas e jejum intermitente têm resultados semelhantes. O motivo? O objetivo final do jejum é alcançar o déficit calórico. Logo, se você planeja uma longa janela de tempo sem se alimentar, porém come de maneira desregulada ao voltar a se alimentar, vai chegar no mesmo ponto (ou pior).

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Patrícia Leitte (@patricialeitteoficial)

Por fim, é importante frisar que mesmo que seja exaltado diversos benefícios do jejum, ele não é indicado para todos. Indivíduos com hipoglicemia, síndrome vasovagal, gestantes ou quem sofre de diabetes tipo I devem passar longe.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Mais lidas
Últimas notícias