20 truques de expert para turbinar seu processo de emagrecimento

Perca peso (e agora!) com essas dicas simples de implementar na rotina

atualizado 26/05/2021 16:43

mulher medindo barriga com fita métrica Reprodução/Alto Astral

Engordou durante a pandemia de coronavírus? Bem-vindo ao clube! Segundo pesquisa do Instituto Ipsos, 52% dos brasileiros sentiram a calça jeans apertar ao longo da quarentena. Se você, como muitos, está insatisfeito com essa alteração na balança, há 20 maneiras descomplicadas de turbinar o processo de emagrecimento para voltar à forma já nos próximos meses.

Os macetes saudáveis e relativamente simples de implementar na rotina foram selecionados por especialistas do The Sun. Confira e dê adeus às gordurinhas!

1. Beba água antes das refeições
Beber um copo d’água antes das refeições deixará seu corpo mais saciado, além de te ajudar a resistir às bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos industrializados, que podem ter mais de 100 calorias por lata.

2. Reduza o tamanho do prato
Para controlar o tamanho das porções, troque o prato convencional por um de sobremesa. Um estudo da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, descobriu que pessoas com fome ocupam 70% do espaço de seus pratos, sejam eles grandes, sejam eles pequenos.

3. Substitua os carboidratos
Experimente trocar o arroz e o macarrão por versões mais saudáveis. A couve-flor ralada é um ótimo substituto para o arroz, por exemplo.

4. Mastigue bem
Coloque o garfo na mesa entre as mordidas e mastigue bem cada garfada. Pessoas que comem rápido têm 115% mais chances de serem obesas, de acordo com estudo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia.

5. Abuse dos vegetais
Certifique-se de que pelo menos metade do seu prato tenha vegetais. Ricos em fibras e água, eles contêm menos calorias do que os carboidratos e as carne. Por isso, podem ser ingeridos em maior quantidade.

6. Congele comida 
Ao invés de improvisar e acabar comendo besteira na hora da fome, opte por programar e congelar as refeições da semana, escolhendo um cardápio mais saudável.

7. Nada de comer em frente à TV 
Você assiste televisão enquanto saboreia a refeição? De acordo com cientistas da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, distrair-se durante o jantar faz as pessoas comerem mais.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
0

8. Corte o açúcar
Colheres de chá cheias de açúcar no chá ou café podem estar prejudicando a sua silhueta. Cada colherada contém 16 calorias. Portanto, experimente trocar esse açúcar todo por adoçante, que possui apenas uma caloria por porção.

9. Troque os cereais
Uma tigela de cereal pela manhã pode parecer inofensiva, mas pode atrapalhar o seu processo de emagrecimento, uma vez que não mantém o corpo saciado por muito tempo. Flocos de milho açucarados podem ter a mesma quantidade de calorias que uma tigela de mingau, mas a aveia tem um índice glicêmico baixo. Ou seja: leva mais tempo para ser digerida e te deixará satisfeito por muito mais tempo.

10. Caminhe
Sem tempo para exercícios? Faça uma caminhada rápida de 10 minutos pela rua todos os dias. Essa prática queimará calorias, fortalecerá seu coração e melhorará seu humor.

11. “Fakeaway” 
Adora um take-away, mas está controlando as calorias? Você pode desfrutar de alternativas mais saudáveis ​​às suas refeições favoritas. Em vez de pizza, experimente delivery de sashimi e saladas, por exemplo.

12. Jante cedo
Encerrar as refeições do dia antes das 19h pode levar à perda de peso, de acordo com a Obesity Society. Também ajuda na digestão e impede que você tenha insônia durante a noite.

13. Crie uma gaveta de snacks saudáveis 
Certifique-se de ter muitas guloseimas saudáveis, como frutas, nozes e sementes, à mão para mordiscar.

14. Mime-se
Cortar todas as guloseimas não é sustentável. Reserve um tempo para saborear um mimo e certifique-se de saboreá-lo bem. O Journal of Obesity descobriu que as pessoas que têm dias de folga na dieta perdem mais peso a longo prazo.

15. Teste apps de exercícios físicos 
Há uma variedade enorme de tutoriais gratuitos na internet que você pode utilizar sem precisar entrar em uma academia durante a pandemia.

16. Mistura poderosa
Diferentes combinações de alimentos podem ajudá-lo a se sentir com mais energia por mais tempo. Experimente combinar uma maçã com um punhado de amêndoas ou manteiga de amêndoa, ambos ricos em fibras. Se você está entediado de comer verduras, teste adicionar abacates à salada – a gordura boa deles vai fazer você se sentir mais satisfeito.

17. Até logo, pão
Com moderação, pão é bom, mas se você está comendo um sanduíche todos os dias no almoço, pode ser hora de cortar esse carboidrato. Se não conseguir, tente ao menos encontrar recheios mais saudáveis, como atum e salmão.

18. Use as escadas
Pode ser tentador pegar a escada rolante ou o elevador na estação de trem ou no trabalho. Porém, optar por subir lances de escada pode queimar até 11 calorias por minuto, tornando o seu dia a dia mais ativo.

19. Evite bebidas alcoólicas
Beber quatro garrafas de vinho por mês chega a 27 mil calorias por ano. Meio litro de cerveja contém aproximadamente a mesma quantidade de calorias que uma barra de chocolate – 239 calorias. Se você não abre mão dos drinques, prefira beber vodka ou gim com refrigerante ou água tônica diet para não extrapolar tanto.

20. Faça uma estratégica lista de compras
Antes de ir ao supermercado, faça uma lista do que você deseja comer na semana. Assim, você não compra comida extra e evita “jacadas” desnecessárias.

Mais lidas
Últimas notícias