metropoles.com

Descubra 7 alimentos que atuam como antioxidantes e favorecem o sono

Alguns alimentos são ricos em melatonina, hormônio que ajuda a melhorar a qualidade do sono. Confira quais são e seus benefícios

atualizado

Compartilhar notícia

Marilyna/Getty Images
Foto colorida de mesa com várias tigelas com legumes, frutas e verduras - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de mesa com várias tigelas com legumes, frutas e verduras - Metrópoles - Foto: Marilyna/Getty Images

Quando o assunto é ter uma boa noite de sono, a rotina diária é decisiva. Por isso, muitas pessoas costumam reclamar de insônia e outros distúrbios, afinal, comportamentos como sedentarismo e exposição à telas, como celular e computador, diminuem a taxa de melatonina, também conhecida como o hormônio do sono.

Produzida naturalmente pelo corpo, a melatonina ajuda a melhorar a qualidade do sono, além de atuar como antioxidante, de regular a pressão arterial e de proteger os ossos. A boa notícia é que o hormônio pode ser ingerido por meio de suplementos ou, naturalmente, a partir de alguns alimentos.

Confira abaixo 7 alimentos para incluir na dieta e melhorar os níveis de melatonina:

Amêndoas

As amêndoas são uma excelente fonte de nutrição concentrada. Além de conter grandes quantidades de melatonina, a oleaginosa possui magnésio, um mineral que melhora o sono e mantém o sistema imunológico forte.

Foto colorida de várias amêndoas em um pote - Metrópoles
Amêndoas

Peito de peru

O peito de peru é um alimento rico em triptofano, aminoácido responsável pelo aumento dos níveis de serotonina e melatonina. Isso contribui para a regulação do humor e, claro, do sono.

Foto colorida de um sanduíche aberto de pão de centeio com presunto e legumes frescos - Metrópoles
Sanduíche de peito de peru

Cereja

Com alto teor de melatonina, a cereja pode ajudar pessoas com insônia a regular o sono. A fruta também é composta por magnésio, potássio e fósforo, nutrientes essenciais para o dia a dia.

Foto colorida de várias cerejas secas - Metrópoles
Cerejas secas beneficiam a saúde

Aveia

A aveia é uma fonte natural de melatonina. O ideal é comer uma pequena tigela de mingau de aveia ou um biscoito de aveia antes de dormir para ajudar a induzir o sono.

0

Ovos

Um estudo realizado em 2017, publicado pelo periódico Nutrients, revelou que há uma grande quantidade de melatonina nos ovos. Além disso, o alimento é altamente nutritivo por conter proteínas e ferro, entre outros nutrientes essenciais.

ovos de varios jeitos de preparo, ovos mexidos, ovos cozidos, ovos cru, omelete - Metrópoles
Diferentes preparos de ovos

Peixe

O peixe é uma ótima fonte de melatonina (melhor do que outras carnes, inclusive). Sardinha, salmão e bacalhau são algumas das espécies ricas em triptofano, o que ajuda a melhorar o sono.

Na foto, salmão em cima de um recipiente branco com vegetais frescos crus - Metrópoles
O peixe também é um ótimo aliado para a perda de peso

Batata-doce

Originária dos Andes, a batata-doce melhora a qualidade do sono e relaxa os músculos do corpo por conter potássio. Ingeri-la antes de dormir também inibe a produção do cortisol, conhecido como o hormônio do estresse.

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?