metropoles.com

Conheça 3 benefícios ocultos das amêndoas para a saúde

Essa pequena oleaginosa é um tesouro nutricional que pode garantir de uma digestão mais suave e até uma pele mais saudável

atualizado

Compartilhar notícia

pexels
Amêndoas
1 de 1 Amêndoas - Foto: pexels

As amêndoas, conhecidas por sua textura crocante e sabor suave, vêm conquistando mais do que apenas o paladar das pessoas. Essa pequena oleaginosa é comprovadamente repleta de benefícios nutricionais. Ricas em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, elas são uma excelente fonte de nutrição concentrada.

Naturalmente livres de colesterol e ricas em gorduras saudáveis, as amêndoas possuem ácidos graxos monoinsaturados, que vem sendo associados a benefícios cardiovasculares. Elas também são uma fonte significativa de vitamina E, poderoso antioxidante que ajuda a proteger as células do corpo contra danos causados pelos radicais livres.

Além das qualidades já conhecidas, novas pesquisas revelaram três benefícios ocultos das amêndoas — que a Coluna Claudia Meireles apresenta a seguir. Essa pequena noz marrom pode beneficiar o intestino, melhorar a saúde da pele e até mesmo apoiar o condicionamento físico.

Amêndoas
Amêndoas

Saúde intestinal

As fibras da amêndoa auxiliam na digestão saudável. Uma porção de um quarto de xícara de nozes inteiras contém 4,5 gramas de fibra, ou seja, 18% da ingestão diária recomendada para homens e 12% para mulheres.

Consumir uma quantidade significativa de fibras suaviza o trânsito intestinal, além de alimentar as bactérias boas que constituem um microbioma intestinal saudável. 

Um estudo divulgado no American Journal of Clinical Nutrition destacou que as amêndoas também produzem uma substância chamada butirato, fonte de combustível das células do cólon, que também pode desempenhar um papel na manutenção do revestimento do intestino.

A nutricionista Thaiz Brito, do Metrópoles, explicou que, mesmo saudável, é preciso moderar no consumo das amêndoas. “Elas são ricas em gorduras. O ideal é não exceder 35 gramas por dia. A dica é comprar o produto de fontes confiáveis, pois a má conservação pode ser vetor de microorganismos que causam infecções”, conta. 

Auxilia a manter a boa forma

Quem nunca comeu amêndoas como pré ou pós-treino? Elas são excelentes por conter uma combinação de carboidratos complexos e proteínas. De acordo com um estudo de janeiro de 2023, da Frontiers in Nutrition, essas oleaginosas oferecem ainda mais energia para treinar. 

As amêndoas ajudam a diminuir a fadiga e a tensão durante a recuperação muscular, aumentando a força das pernas e da região lombar. Elas também são excelentes para reduzir os danos musculares pós-treino. 

Querendo emagrecer? Consumir amêndoas podem ser um aliado no controle de peso, pois seu alto teor de proteínas e fibras ajudam a promover a saciedade, reduzindo a vontade de consumir calorias extras. 

Excelentes para a saúde da pele

As amêndoas são excelentes para manter a pele saudável, e um dos seus atrativos é o baixo custo. Uma pesquisa de 2021 mostrou que consumir essas delícias levou a redução no tom  irregular da pele devido à pigmentação, além de amenizar rugas. “Ela colabora com a saúde da pele e cabelo devido a presença da vitamina E”, justifica a nutricionista Thaiz Brito. 

As amêndoas em sua dieta

Existem várias maneiras deliciosas de incluir amêndoas em sua dieta diária, como em lanches saudáveis. Seja cruas ou torradas elas são ótimas para incluir na hora de lanchar. 

Outra ideia é adicionar em receitas. As amêndoas picadas podem ser polvilhadas sobre iogurtes, saladas ou pratos quentes para adicionar sabor. A farinha feita com ela, pode ser  utilizada em receitas sem glúten, como pães e bolos.

Veja alimentos que ajudam na perda de peso: 

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações