metropoles.com

Veja quais são as frutas do verão e seus benefícios nutricionais

O verão é uma estação repleta de frutas ricas em vitamina C e minerais como zinco e magnésio

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Frutas do verão
1 de 1 Frutas do verão - Foto: Getty Images

O verão começou no dia 21/12 e vai até 21/3. Nesta temporada, muitas pessoas aproveitam para comer as frutas sazonais que, além de fresquinhas, beneficiam a saúde, o meio ambiente e também o seu bolso. Opções como o abacaxi, carambola, mamão e maracujá poderão ser encontradas nos supermercados em maior quantidade e mais baratas.

As condições climáticas ideais fazem com que os alimentos se desenvolvam mais, estejam mais saborosos e ricos em nutrientes. A nutricionista Dani Borges revela quais são as frutas do verão e ensina como fazer uma escolha saudável e responsável na hora da feira:

 Abacaxi

“O abacaxi é rico em vitamina A, vitamina C e vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, e B9). Além disso, a fruta também contém minerais essenciais para a saúde, como o manganês, magnésio e potássio”, explica a nutricionista.

 Carambola

Quem pensa que só a laranja tem vitamina C ainda não conheceu a composição da carambola. A fruta apresenta grande concentração de vitaminas C, A e vitaminas do complexo B.

Coco verde

Outra fruta do verão rica em vitaminas A e C é o coco verde. Além disso, a água de coco pode ser considerada um isotônico natural, indicado para auxiliar a recuperação dos músculos após a prática de exercícios intensos.

Figo

 Segundo a nutricionista, o figo é rico em vitaminas A, B1, B2, K, E, além de minerais como potássio, cálcio, ferro e fósforo.

Framboesa

 A framboesa é rica em vitamina C, A, B6 e também em antioxidantes, substâncias que contém inúmeros benefícios. “Os antioxidantes agem no combate ao envelhecimento das células, previnem o aparecimento de doenças degenerativas e também colaboram com o funcionamento saudável do sistema cardiovascular”, pontua Borges.

Fruta do conde

“Essa fruta é rica em vitaminas do complexo B como a B1, B2, B3 e vitamina C, além de minerais como ferro, fósforo e cálcio”, destaca a especialista.

Mamão

O mamão é rico em fibras e vitaminas A, C e do complexo B. Possui também sais minerais como ferro, cálcio e fósforo.

Uva

O consumo regular de uva é benéfico ao coração. Seus nutrientes ajudam a controlar o açúcar no sangue e são benéficos para a visão. Dentre seus nutrientes estão: vitaminas A, C, E e K e minerais como cálcio, magnésio, fósforo e potássio.

Maracujá

A fruta contém vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio, e vitaminas A e C.

Melancia

Além do suco de melancia ser diurético e ótimo para auxiliar o processo de emagrecimento saudável, a fruta é rica em vitamina A, vitamina C e vitaminas do complexo B, além de minerais como cálcio, fósforo e ferro.

Nectarina

 A nectarina contém vitaminas A, C e do complexo B. Outros benefícios são os minerais como cálcio, potássio, ferro e fósforo.

Laranja-pera

De acordo com a nutricionista, a laranja-pera contém vitamina C e minerais como cálcio, potássio, sódio e fósforo.

Consumir alimentos naturais é ideal para quem prevenir diversos problemas de saúde. Contudo, não se esqueça de variar entre as opções. Para um cardápio balanceado recomenda-se o consumo de cinco porções de frutas (80g) por dia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações