O que comer no verão para afastar o calor e evitar a desidratação

A alimentação pode ajudar, e muito, a lidar com as altas temperaturas desse finalzinho de estação

atualizado 26/02/2019 14:25

AnnaPustynnikova/istock

O verão está quase no final, mas os calor segue firme e forte na capital federal. Além dos ventiladores e condicionadores de ar, o alívio para as altas temperaturas pode vir do seu prato. Alimentos ricos em água e que podem ser consumidos gelados são ótimas opções para se refrescar.

Nos dias mais quentes, a dica é apostar em saladas e beber pelo menos dois litros de líquidos. Água, água de coco, sucos de frutas e chás gelados sem açúcar são boas opções para ajudar a refrescar o corpo, afastando o calor e evitando a desidratação. Além disso, deve-se evitar comer alimentos açucarados, refrigerantes e bebidas alcoólicas: eles desidratam o organismo, aumentando a sede e favorecendo a desidratação.

No calor também é importante não comer demais, nem optar por alimentos ricos em gorduras. Hábitos assim tornam a digestão mais lenta, fazendo com que o corpo fique mais quente, o que aumenta o risco de desidratação.

Os alimentos mais indicados para os dias quentes são aqueles ricos em água, como:

      Melancia, morango, melão, abacaxi, maçã, goiaba, banana;

Rabanete, tomate, nabo, couve-flor, cenoura;

Peixes e frutos do mar.

Por serem ricas em água, essas opções ajudam a desintoxicar o organismo e têm poucas calorias, sendo adequadas para dietas de emagrecimento.

Os bebês também sentem muito calor e, por isso, uma boa estratégia para que eles fiquem mais confortáveis é oferecer essas frutas geladinhas.

(Com informações do portal Tua Saúde.)

Últimas notícias