Seis dicas definitivas para dar adeus à gordura abdominal

Já tentou de tudo, mas a sua "pochete" continua lá? Veja dicas infalíveis para se despedir da gordura do abdômen

atualizado 11/11/2021 19:32

Gordura abdominaliStock

Você faz dietapratica exercícios, mas demora a ver resultados? Essa é uma reclamação comum para quem busca ficar “de bem” com a balança a fim de perder os quilinhos extras, sobretudo as insistentes gordurinhas abdominais.

De acordo com a nutricionista Pippa Campbell, um dos fatores que atrapalha na perda da famosa “pochete” é o estresse.

“Em períodos tensos ou estressantes, o cortisol é liberado. Embora pequenos aumentos sejam normais, níveis cronicamente altos desse hormônio podem se tornar um problema”, explica.

Isso acontece porque o cortisol, conhecido como o principal “hormônio do estresse”,  promove o excesso e aumento do apetite, principalmente no que diz respeito a comfort food, como são chamadas aquelas receitas açucarados e bastante calóricas.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
0

O hormônio ainda pode estar ligado à resistência à insulina, processo que aumenta a fome, o desejo por carboidratos e armazena o açúcar consumido como gordura.

Como perder a barriga?

Logo, a primeira dica da especialista para “secar” a barriga é se esquivar do estresse. Em entrevista ao The Sun, Pippa recomenda o corte de alimentos com alta carga glicêmica (IG), porque eles causam níveis elevados de açúcar no sangue. Gerenciar o nervosismo e os atritos do cotidiano é algo difícil, mas vale a pena a longo prazo.

Veja outros conselhos da expert:

Durma bem

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Columbia, as pessoas comem quase 300 calorias a mais por dia quando há privação de sono comparado as que têm um descanso adequado.

Reduza a ingestão de açúcar

Segundo a autora Zana Morris, o açúcar está diretamente relacionado à gordura na barriga. “O açúcar provoca a liberação de insulina que, por sua vez, estimula o corpo a armazenar gordura, principalmente na região central”, explicou a escritora de The High Fat Diet: Como perder 10 quilos em 14 dias, ao The Sun.

“Cortar o açúcar e os alimentos que se decompõem rapidamente em açúcares reduzirá e estabilizará os níveis de insulina, além de ajudar seu corpo a procurar a gordura como combustível”, disse ela.

Pratique exercícios

A dieta deve estar alinhada à prática de exercícios para turbinar a queima de gordura. Especialistas recomendam atividades aeróbicas, como corrida, ciclismo e natação, para aumentar a queima calórica. Levantamento de peso ou o treino de força com o próprio corpo, por sua vez, são ótimos para ajudar na construção de músculos.

“A cada semana, faça pelo menos 150 minutos de exercícios aeróbicos moderados a intensos; treinamento de força pelo menos duas vezes por semana”, indicou a nutricionista Helen Bond.

Mulher comendo pizza
Cuidado com o lanches que aparentam ser saudáveis, mas sabotam a dieta
Faça lanches, mas com cuidado

Apesar de alguns especialistas tentarem fugir dessa refeição, Bond recomenda dá para mantê-lo na busca pelo peso ideal, desde que seja saudável. “É melhor evitar salgadinhos altamente processados ​​ou refinados. Alguns são ricos em gordura saturada, que aumenta o colesterol.”

Aumente a ingestão de fibra

Pesquisas realizadas posteriormente já indicam que o consumo de fibras potencializam a perda de peso. Incluí-las na dieta mostra resultados positivos na perda de gordura abdominal, sem qualquer outra alteração na alimentação.

Elas podem ser encontradas em cereais, pães ou massas integrais, bem como em frutas, vegetais e leguminosas, caso do feijão e lentilha.

Tenha cuidado com o álcool

Toda bebida alcóolica é calórica, portanto, quando ingerida em grandes quantidades, elas se somam – principalmente se são adicionados outros alimentos calóricos, como limonada, refrigerante ou sucos de frutas.

“Essa pressão extra no fígado pode tornar muito difícil construir músculos, o que é fundamental para perder gordura da barriga.”

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia

Mais lidas
Últimas notícias