metropoles.com

Gordura abdominal pode estar associada à falta de vitamina D

A deficiência da vitamina faz com que o nosso organismo resista à ação da insulina

atualizado

Compartilhar notícia

ISTOCK/EYJAFJALLAJOKULL
gordura corporal
1 de 1 gordura corporal - Foto: ISTOCK/EYJAFJALLAJOKULL

A gordura abdominal é algo que incomoda. Ouvimos muitas pessoas reclamarem que estão se alimentando bem e fazendo exercício mas, ainda assim, ela continua dando as caras.

Estudos publicados pela Universidade Medical Center e Leiden University Medical Center, ambas da Holanda, revelaram que indivíduos com níveis mais elevados de gordura nessa região são mais propensos a apresentarem níveis mais baixos de vitamina D.

A falta dessa vitamina pode acarretar diversos problemas à saúde, sendo um deles o aumento de peso. Isso porque esse desajuste altera a produção de insulina, hormônio responsável pela redução da taxa de glicose no sangue e ingresso de glicose nas células. A queda brusca da glicemia, bem se sabe, é um dos principais estímulos para o aumento do apetite.

A deficiência da vitamina faz com que o nosso organismo resista à ação da insulina e, com isso, sinta a necessidade de produzir ainda mais esse hormônio, provocando a sensação de fome.

Devido a esse desequilíbrio hormonal, o déficit de vitamina D faz com que a pessoa coma sem obter a saciedade, o que irá levar ao ganho de peso.

Para conferir sua taxa de vitamina D, realize exames laboratoriais e peça que o seu nutricionista/médico verifique e faça a reposição, caso necessário.

Minha sugestão é que você se exponha ao sol diariamente por 20 minutos. Quanto mais pele exposta, melhor a absorção. Por exemplo: homens ficarem sem camisa, mulheres de short e top.

A vitamina D é eficaz no fortalecimento do sistema de defesa do organismo, auxiliando no combate de doenças como diabetes, hipertensão, esclerose múltipla e doença de Crohn, pois tem o poder de modular o sistema imunológico.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações