3 suplementos que podem turbinar o emagrecimento e a perda de gordura

Selecionei três exemplos reconhecidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e que possuem benefícios comprovados

atualizado 23/07/2021 14:36

Whey_proteinUnsplash

A alimentação, quando bem ajustada, é o principal pilar do emagrecimento sustentável. Esse, bem se sabe, é um fato indiscutível. Porém, existe uma gama de suplementos alimentares com diversas funções ao organismo no mercado.

Como o próprio nome sugere, suplementos têm a missão de complementar a alimentação, ou seja: jamais substituir algum ingrediente. Devido ao respaldo científico, alguns ganharam maior destaque, já que são alvos de muitas pesquisas.

Abaixo, selecionei três exemplos reconhecidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e que possuem benefícios ergogênicos. O que isso quer dizer? Que eles melhoram a capacidade de trabalho muscular e desempenho esportivo, além de potencializar o emagrecimento.

1. Creatina
Atualmente, esse suplemento é um dos mais estudados no mundo e está nos holofotes. A creatina possui inúmeros benefícios à saúde, inclusive ajudando na prevenção de doenças neurodegenerativas. No que diz respeito a capacidade de “secar”, pode favorecer o controle glicêmico, auxiliar na recuperação e síntese muscular e, dessa maneira, colaborar para a preservação da massa magra. Como ela melhora a capacidade de trabalho muscular e a energia para desenvolver atividades físicas, é excelente parceira da perda de peso.

2. Cafeína
Presente no café, no chá e no chocolate, é largamente consumida em todo o mundo. Entre seus efeitos, causa aumento da capacidade de alerta e redução da fadiga. Com isso, melhora o desempenho nas atividades que requeiram maior vigilância.

Estudos sugerem que a cafeína pode retardar a sensação de cansaço e tem sido associada a aumento nos níveis de ácidos graxos livres no sangue, portanto, funcionaria como uma substância capaz de mobilizar gorduras ao aumentar a lipase, principalmente durante atividades físicas.

Associada a uma alimentação equilibrada com prática regular de atividade física, é mais uma ótima companheira de quem quer perder quilinhos na balança.

3. Whey protein
Além de fonte de aminoácidos essenciais, também é um produto rico em vitaminas e minerais. Foi constatado que o whey promove sensação de saciedade na sua ingestão e, com isso, diminui o apetite.

E mais: por se tratar de uma proteína, aumenta a capacidade termogênica e o gasto energético. Em um contexto de dieta hipocalórica, ainda pode auxiliar no emagrecimento.

Por fim, o whey colabora em preservar a massa magra do indivíduo em dietas de perda de peso, para que apenas a gordura seja queimada.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Últimas notícias